Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

UE coloca Alemanha em tribunal por causa da Daimler

Shareholders arrive for the Daimler annual shareholder meeting in Berlin

A Comissão Europeia anunciou que vai colocar a Alemanha em tribunal uma vez que a Daimler, grupo que detém as marcas Mercedes-Benz e smart, não é obrigada a usar um novo líquido refrigerante para o seus sistemas de ar condicionado (conhecido como HFO-1234yf) com menos impacto ambiental.

Esta é já uma “guerra” que se prolonga há vários anos e que se vê agora consolidada com uma ação judicial por parte das instâncias europeias. Em 2o13, por exemplo, França impediu que alguns modelos novos da Mercedes-Benz fossem vendidos por essa mesma razão, embora a mesma proibição tivesse sido rapidamente levantada por um tribunal gaulês.

A Daimler diz não querer utilizar este novo refrigerante por questões de segurança uma vez que alegadamente o líquido de arrefecimento que está a ser implementado chega a um ponto de ebulição que pode fazer com que os carros expludam em caso de acidente.

Contudo, Bruxelas rejeitou todas as afirmações do grupo germânico, explicando que nenhum outro fabricante automóvel ou autoridades de transportes alemãs se queixaram do mesmo problema. Os fabricantes do produto rejeitam também as alegações da Daimler. “Apesar dos contactos entre a Comissão e as autoridades alemãs, no âmbito do processo de infração, a Alemanha não tomou quaisquer medidas adicionais”, disse a Comissão Europeia em comunicado.

Em causa, estarão várias multas pesadas que a Alemanha terá de enfrentar por ter infringido as leis da União Europeia.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now