Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault chega a acordo com Governo Francês

Carlos-Ghosn-Frankfurt-9-10-13

Chegou ao fim a disputa que opunha a Aliança Renault-Nissan ao Governo Francês, tendo as três partes chegado a um acordo após uma reunião que teve a duração de cinco horas.

Desde abril que o Governo gaulês e a Renault vinham a travar um braço-de-ferro, com implicações também no seio da Aliança, já que a Nissan havia demonstrado o seu desconforto com o possível reforço da posição do Estado local e a sua influência nos processos de decisão.

Contudo, com o acordo de hoje, estabeleceu-se que a os direitos de votação do Governo de França na Aliança ficará cifrado entre os 17,9 e os 20% em decisões não-estratégicas da Renault, sendo também determinado que a não existirá interferência na gerência da Nissan por parte da Renault.

Essa não interferência da Renault na governação da Nissan refere-se às decisões de acionistas no seio da Nissan relativas à nomeação, revogação e remuneração dos membros do Conselho de Administração da Nissan, bem como nas moções não aprovadas propostas por acionistas da administração da Nissan.

Recorde-se que a Renault tem uma fatia de 43,4% nas acções da Nissan, ao passo que a marca nipónica tem, por sua vez, 15% de ações sem direito de voto.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
4 tendências de Marketing Digital para 2020