Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ensaio Citroën Berlingo Multispace: É para todas as famílias!

image_13320_0_1434559865

Apresentando no Salão de Genebra em março deste ano, o modelo Citroën Berlingo conta com algumas novidades merecedoras de serem ensaiadas. Assim sendo, decidimos colocar à prova a nova variante de passageiros, designada de Multispace, através do modelo topo de gama Berlingo Multispace XTR 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6.

Este veículo não só representa uma novidade de integração de passageiros como também as novas motorizações BlueHDI e o nível de equipamento XTR que contempla opções únicas como retrovisores exteriores pintados na cor Preto Onyx, vidro traseiro de abertura independente, ar condicionado automático, pack visibilidade e volante em cabedal. Ao motor  turbodiesel 1.6 BlueHDi, de 120 cv, está ainda associada uma caixa manual de seis velocidades, uma estreia também para este modelo.

A versão XTR demarca-se ainda por alguns apontamentos diferenciadores que lhe conferem um cunho mais ‘off-road’, destinado a chegar a locais um pouco mais de difícil acesso. Apropriadamente denominado ‘Pack Tous Chemins’, ou, ‘Todos os Caminhos’, esta variante conta com suspensão sobrelevada, pneus Michelin em medida 215/55 R16 e protecção inferior do motor para não correr riscos nesses mesmos percursos.

A nova abordagem para passageiros parece ser clara: a marca quer chegar a novos clientes, sobretudo privados e familiares uma vez que o espaço, quer da bagageira quer dos assentos traseiros, é perfeitamente adequado para famílias numerosas ou aventureiros com bastante material “às costas”.

Novidades estéticas

Relativamente à geração anterior este novo Berlingo conta com um novo pára-choques (agora da cor da carroçaria para ganhar um look mais moderno), faróis diurnos em LED, grelha de barras e novas cores denominadas cinza acier e castanho moka. No interior o destaque vai para o upgrade tecnológico que conta com um ecrã tátil de 7 polegadas, exclusivo na versão XTR, e com navegação (opcional). As funcionalidades do sistema Mirror Screen, que espelham as aplicações dos smartphones Android e iOS contemplam ainda comandos vocais. No volante é possível controlar todas as funções do carro.

image_13320_0_1434559922

Já as dimensões do veículo mantiveram-se as mesmas face à geração anterior, com o comprimento a situar-se nos 4,38 metros, ainda que na versão furgão haja uma variante mais longa, de 4,63 metros. Existe espaço para qualquer passageiro ou carga e o conforto para quem conduz é definitivamente assegurado. São 675 litros de capacidade na bagageira, passíveis de chegarem aos 3000 litros com os bancos rebatidos.

A posição de condução é elevada, sendo que a alavanca de velocidades e o respetivo travão de mão manual estão situados também de forma mais elevada, havendo ainda a registar os bons níveis de visibilidade providenciados em todas as direções. Os vários espaços de arrumação – cada um deles com grande capacidade – revelam que a marca não se esqueceu dos pequenos pormenores, úteis para quem viaja com os mais pequenos.

Como opcional neste modelo ensaiado o destaque vai para o sistema Modutop (ilustrado nas fotografias abaixo): um compartimento extra de arrumação saído do topo da bagageira, acessível ao elevar apenas o vidro traseiro. Este tipo de novidade torna~se essencial para reforçar a capacidade de carga ou guardar um equipamento/mala fundamental.

modutop

image_13320_0_1434559880

Novidades nas motorizações 

A introdução do motor BlueHDi na versão de 100 cv com caixa manual de cinco velocidades (havendo uma caixa automática na de 120 cv) revela-se bastante positiva, revelando respostas rápidas e acelerações vigorosas desde baixos regimes. Embora seja um motor elástico, as recuperações exigem recurso à caixa de velocidades com alguma frequência, embora se mostre perfeitamente à altura das necessidades, mesmo em inclinações mais pronunciadas.

Os consumos anunciados para a unidade ensaiada centram-se nos 4,4 l/100km e a velocidade máxima da mesma é de 176 km/h. Este Berlingo acelera ainda dos 0 aos 100km/h de 12,9 segundos e um valor de emissões que se situa nos 115 g/km, cumprindo já integralmente as normas Euro6.

Os sistemas de segurança e de ajuda ao condutor estendem-se à tecnologia de travagem automática de urgência, o Active City Brake.

Veredito

O Citroën Berlingo Multispace XTR 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 está melhor equipado e está mais eficiente, pelo que continua a ser um dos modelos em destaque no seu segmento. Tem um preço base de 28.778 euros mas considerando os opcionais e o desconto que a Citroën está a praticar no modelo, a unidade ensaiada tem um PVP de 23.287,06 euros, valor bastante em conta face à versão e nível de equipamento. Afinal de contas, não existem muitos rivais no mercado a oferecerem tanto espaço, funcionalidade e conforto num só veículo. Assim, trata-se, sobretudo de uma opção destinada às famílias numerosas ou para todos aqueles que gostem de atividades que exijam equipamentos de maiores dimensões.

Saiba todas as especificações técnicas, aqui.

Conheça todos os preços do mercado português, aqui.

i (1)

Equipamento de série da unidade ensaiada:

– Kit fumador;
– Roda sobressalente homogénea;
– Ajuda ao estacionamento traseiro (inclui Retrovisores rebatíveis electricamente);
– Sistema audio SMEG: ecrã táctil de 7 polegadas, entrada USB, entrada Jack 3,5, MirrorScreen por fio ou wifi, kit mãos livres, Bluetooth, reconhecimento vocal via smartphone, streaming audio, comandos no volante (sem CD);
– 3 bancos traseiros independentes, escamoteáveis e amovíveis (implica airbags laterais);
– Barras longitudinais de tejadilho;
– Vidros laterais e óculo traseiro escurecidos;
– Volante em cabedal;
– Ar condicionado automático (implica retrovisores exteriores rebatíveis electricamente);
– Jantes em liga-leve 16″ TIKEHAU;
– Airbags frontais condutor e passageiro (desactivavel);
– Airbags laterais;
– Pack VISIBILIDADE: Limpa pára-brisas automático, acendimento automático dos faróis e faróis de nevoeiro com função estática de intersecção;
– ABS + REF + AFU + ASR + ESP;
– Ajuda ao arranque em plano inclinado;
– Detecção de baixa pressão dos pneus;
– Direcção de assistência variável;
– Regulador e limitador de velocidade (alerta sonoro);
– Volante regulável em altura e profundidade;
– Barras longitudinais de tejadilho;
– Duas portas laterais traseiras deslizantes com vidros de entreabrir;
– Portão traseiro único com desembaciador e vidro traseiro com limpa vidro intermitente;
– Retrovisores exteriores pintados na cor Preto Onyx;
– Vidro traseiro de abertura independente;
– Vidros laterais e vidro traseiro escurecidos;
– Apoio de braços central dianteiro;
– Ar condicionado automático;
– Banco do condutor regulável em altura;
– Bancos traseiros independentes com mesas estilo aviação nas costas dos bancos dianteiros;
– Compartimento de arrumação na consola central (disponível apenas com caixa ETG);
– Espelhos de cortesia para os passageiros da frente
– Gaveta sob o banco do condutor
– Prateleira de ocultação de bagagens rígida, amovível e rebatível
– Prateleira superior dianteira;
– Revestimento da bagageira em “moquette”;
– Tomada 12V;
– Pack “Tous Chemins” (Suspensão sobrelevada + Pneus 215/55 R 16 + Protecção inferior do motor) (excepto caixa ETG);
– Pneus Michelin Primacy 215/55 R16 93V com jantes em liga-leve 16″ TIKEHAU (não disponível com caixa ETG6);
– Pneus Michelin Energy Saver TBRR 205/65 R15 94H com embelezadores 15” AIRFLOW (se Grip Control ou caixa ETG6);

Equipamento opcional da unidade ensaiada:
– Sistema de navegação;
– Modutop;
– Sistema de ajuda ao estacionamento TR + Câmara Traseira;
– Pintura metalizada.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus