Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Rinspeed Ʃtos: A mais recente ‘loucura’ Suíça

[wonderplugin_gallery id=”80″]

 

A Rinspeed revelou, por fim, o seu projeto para a Feira de Eletrónica (CES) de Las Vegas, denominado Ʃtos e que preconiza um elevado pendor de tecnologia autónoma. Numa antevisão às tecnologias futuristas, a marca suíça está a preparar um desportivo híbrido autónomo que também poderá ser conduzido de forma tradicional, cuja base é a de um BMW i8.

Assim, não é de estranhar o visual inspirado no modelo da marca bávara, ainda que as linhas tenham sido profundamente revistas, sobressaindo os apontamentos a negro na dianteira e na traseira, para um visual moderno. Ainda assim, a aparência não faz jus à tecnologia empregue no seu interior e patente nos sistemas que se escondem sob a carroçaria.

O Ʃtos aposta na tecnologia elétrica e autónoma para se diferenciar, contando com um modo que dispensa o volante, escondendo-o no tablier (ainda que também possa ser conduzido normalmente). Esta solução desenvolvida pela ZF TRW é ‘absorvido’ pelo painel de instrumentos do Rinspeed, disponibilizando dessa forma mais espaço para o condutor.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=rdsc1ONowEQ[/youtube]

No seu lugar, dois enormes ecrãs curvos ultra-HD de 21.5 polegadas ganham destaque no habitáculo, possibilitando acesso ao sistema multimédia desenvolvido pela Harman Connected Car, que assume um papel semelhante ao de um assistente pessoal. A tecnologia deste sistema pode ser controlada por voz ou gestos. Para o exterior, a Rinspeed propõe ainda um leque de oito câmaras de alta-definição que controla o ambiente em redor do veículo e que serve igualmente de espelhos retrovisores virtuais.

Outro elemento tecnológico verdadeiramente peculiar é o drone que surge integrado na carroçaria e que permite ao condutor tirar fotografias ou filmar o veículo à distância. Numa sugestão mais romântica, a marca indica que o drone pode até servir para ir recolher um “bouquet de flores encomendado no caminho para casa” para entregar à cara-metade. Possivelmente, fazendo parte de um pedido de desculpas pelo atraso devido ao facto de se ter estado a filmar enquanto conduzia… O aparelho voador pode aterrar na tampa do compartimento traseiro, no qual se encontram igualmente 12.000 luzes LED que permitem escrever mensagens personalizadas. O Rinspeed Ʃtos não passa de um concept, neste momento, mas alguma destas tecnologias poderão eventualmente chegar a modelos de produção.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto