
VW Portugal corrige motores TDI já a partir de janeiro
A Volkswagen Portugal vai corrigir os problemas detetados com as emissões de alguns dos seus motores turbodiesel já a partir de janeiro, num plano de acção que se prolongará ao longo dos três primeiros trimestres de 2016.
Emissões de óxido de azoto (NOx) vai ser preciso fazer um recall de 102 454 veículos em Portugal, para baixar os níveis de emissões e colocá-los dentro dos limites admitidos na Europa. Mas as soluções são simples, rápidas e sem qualquer custo para o cliente. O plano de acção seguirá o cronograma o seguinte:
1º trimestre 2016 – Atualização de software dos motores turbodiesel 2.0 TDI
2º trimestre 2016 – Atualização de software dos motores turbodiesel 1.2 TDI
3º trimestre 2016 – Instalação de estabilizadores de fluxos (um pequeno tubo no motor) nos motores turbodiesel 1.6 TDI
No que respeita às emissões de dióxido de carbono (CO2), o assunto está encerrado. Na Europa, foram feitas novas auditorias e investigações independentes e concluiu-se que apenas existem diferenças entre os valores reais e os anunciados em 9 modelos e, ainda assim, de poucas gramas, o que não tem qualquer implicação fiscal. Entre esses modelos estão o Passat com o motor de 240 cv e caixa automática e o Jetta com caixa automática. Em Portugal, são 61 veículos. Não vai ser preciso fazer nada, porque como as variações são pequenas, e está tudo legal.