Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Continental revela tecnologia de escurecimento automático de vidros

Continental_Intelligent_Glass

A Continental vai apresentar na próxima Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2016), entre os dias 6 e 9 de janeiro, um protótipo em que a grande inovação é a capacidade de escurecimento dos vidros das janelas mediante um botão no interior.

O ‘Vidro de Controlo Inteligente’, assim denominado pela marca germânica em respeito às capacidades de opacidade deste vidro, utiliza lâminas especiais que se inserem no vidro e que são capazes de alterar a sua transparência através de sinais de controlo eletrónico.

“O escurecimento seletivo e gradual dos vidros laterais e traseiros, assim como de diferentes partes do para-brisas, não só oferece maior conforto para os passageiros, como também uma condução mais segura”, refere Andreas Wolf, responsável pela unidade de negócios das áreas de Chassis e Segurança da Continental.

Um exemplo da sua utilização surge na capacidade de escurecer a parte superior do para-brisas quando o sol está baixo no horizonte, com Wolf a considerar que “no futuro os vidros poderão detetar automaticamente esse tipo de situações antes mesmo de se produzir uma situação de encadeamento”.

Graças à utilização dessas lâminas, a radiação solar pode ser reduzida com maior eficácia do que com outras tecnologias. Graças às mais-valias deste sistema, a temperatura interior pode ser reduzida, assim como o peso do veículo, com Andreas Wolf a considerar que a redução do CO2 pode atingir os 4 g/km nos veículos com motor térmico e que nos elétricos a autonomia poderia mesmo aumentar 5,5%.

Esta tecnologia de obscurecimento de vidros não é uma novidade absoluta, estando já disponível nalguns modelos de gama superior para os tejadilhos, mas os engenheiros da Continental conseguriram agora demonstrar que a ativação inteligente por via eletrónica também é possível nas janelas laterais, traseiras e no para-brisas.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto