Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Câmara ASUS RECO Classic: Uma aliada na condução segura

O advento das câmaras de ação (‘actioncams’ em inglês) veio para ficar e disseminou-se por vários países do mundo (embora os russos sejam ‘mestres’ nesse campo…). Agora, contudo, a Asus, conhecida marca de produtos informáticos, decidiu lançar-se igualmente neste segmento de mercado, propondo a sua Reco Classic Car Cam, uma câmara de instalação interna no habitáculo e que oferece funcionalidades acrescidas em relação a uma câmara de ação tradicional.

A primeira dessas funcionalidades é a localização GPS, com a câmara a registar diversos dados de navegação, como a velocidade a que se segue em cada momento, mas outras duas tornam a sua utilidade ainda mais interessante. Tratam-se de dois atributos de segurança que só funcionam a velocidades acima dos 60 km/h, na forma do Alerta de Saída de Faixa de Rodagem (Lane Departure Warning System) e de Deteção de Proximidade do Veículo da Frente (Forward Collision Warning System), duas capacidades que tornam esta câmara numa proposição valiosa. Importa colocar a câmara em posição central do para-brisas de forma a que consiga efetuar o seu ‘trabalho’ da melhor forma, ou seja, que todas as funcionalidades funcionem na perfeição.

Ainda assim, por vezes, as marcas laterais na estrada, pintadas na berma e fora da faixa de rodagem, iludem o sistema, fazendo com que o alerta de saída de faixa seja ativado sem necessidade. Há também que contar com o facto de o sistema não detetar, de forma óbvia, se o condutor está a mudar de faixa propositadamente ou de forma involuntária. Também o som de aviso dos dois sistemas poderia ser diferenciado de forma a tornar cada uma daquelas funcionalidades facilmente reconhecível pelo condutor (sem que este tenha que olhar para o ecrã de 2”).

Realmente interessante é a sua capacidade de gravação: alta definição (HDR) a 1080p/30 frames por segundo com lente F 2/0 e ângulo de 140 graus, que permite ter uma amplitude impressionante de gravação, possibilitando registar a faixa de rodagem e a área envolvente de forma relevante. A sua capacidade de gravação noturna é também um ponto forte, com imagens bastante nítidas mesmo em situações de extrema luminosidade e focos diversos (como é o caso do vídeo noturno que surge neste artigo).

A tecnologia GPS permite registar, então, as coordenadas e a velocidade em cada momento, contando com um acelerómetro de três eixos, sendo que aliado ao software da Asus é possível ver a informação de viagem como a direção e forças G medidas. Uma funcionalidade bem-vinda para monitorização exemplar de todas as viagens.

Outra característica de relevo desta câmara passa pela função de ‘Auto-Save’, que caso detete um embate ou acidente severo (por intermédio do sensor de GPS), grava o ficheiro como um ficheiro de emergência, impedindo-o de ser apagado (embora também possa ser manualmente ativado através do botão inferior esquerdo). Os vídeos vão sendo gravados em fragmentos de cinco minutos num cartão micro-SD até 64 GB. Ponto a melhorar, além de maior distinção nos sons dos diferentes alertas, seria também a possibilidade de gravar, mesmo que por breves períodos, sem necessidade de ligar ao isqueiro do interior.

q5Zw4drdkuiaLpQP_setting_fff_1_90_end_500.pngEm suma, a proposta da Asus revela-se uma alternativa muito credível e bastante interessante às tradicionais câmaras de ação que vão surgindo no mercado, embora com um ‘twist’ na medida em que se revela mais um instrumento útil no auxílio da condução do que de diversão, servindo de ‘observador’ constante ao que se passa na estrada. Ao fim e ao cabo, uma aquisição interessante que será fundamental a quem passa muito tempo na estrada.

A Asus fornece, juntamente com a câmara, todos os cabos e instrumentos para posicionamento da mesma no para-brisas. Numa nota muito agradável, oferece mesmo todos os ‘ingredientes’ para a sua montagem no habitáculo sem dar muito trabalho. O preço desta Asus RECO Classic Car Cam é de 250 euros.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto