Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar: tecnologias autónomas ainda não são seguras

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=-okFVuHlxII[/youtube]

 

A Jaguar não planeia introduzir tecnologias autónomas ou semi autónomas nos seus carros num futuro próximo por considerar que estes tipos de tecnologia ainda não se adequam ao mercado atual. Stephen Boulter, responsável pelo projeto da berlina XF, considera que estas inovações não são perfeitas e criam um “sentimento de falsa segurança”, em declarações ao site Mashable.

O engenheiro afirma que algumas das tecnologias atualmente utilizadas no quotidiano dos condutores não são 100% viáveis, dando o exemplo do cruise control adaptativo que diz não funcionar corretamente em situações climáticas adversas.

Apesar de a Jaguar já ter desenvolvido esta tecnologia, Boulter alerta para os problemas que advêm da condução com tecnologias autónomas que podem levar a que os condutores se distraiam e percam o foco da condução, pois apesar de estes sistemas não necessitarem de intervenção humana, o condutor pode ter de fazê-lo em condições de perigo eminente.

A Tesla é a marca que mais arriscou neste tipo de tecnologias no mercado, com o sistema Autopilot. O engenheiro da Jaguar considera que a disponibilização desta tecnologia sem restrições estabelecidas foi um ato de irresponsabilidade por parte da marca de elétricos, visto que as redes sociais foram inundadas de vídeos com condutores a testar de forma inconsequente o piloto automático da Tesla. O vídeo acima é um desses exemplos.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Nesta cozinha há Lisboa e novos petiscos para partilhar