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Os 10 melhores anúncios de automóveis

O ano de 2015 voltou a espelhar que o setor automóvel continua a ser um dos mais fortes e eficazes em matérias de marketing e publicidade. Foram doze meses de inovação, criatividade e até mesmo lágrimas. Vídeos que estiverem presentes em eventos como o Super Bowl, campanhas que foram premiadas em vários países e movimentos que geraram buzz infindáveis.

Hoje decidimos por isso mostrar-lhe o que para nós se traduziu no que de melhor foi feito pelas marcas. O critério foi simples e não se consubstanciou apenas nas visualizações… porque se nos lembramos das campanhas é porque efetivamente valeram a pena.

 

Hyundai – “A Message to Space”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=3EOAXrTrsOE[/youtube]

 

Poderá um automóvel enviar uma mensagem para o espaço? Este foi o desafio que a Hyundai colocou à sua equipa e que resultou na concretização de um sonho, tendo em conta o mote da marca “New Thinking”.

A filha de um astronauta na Estação Espacial Internacional, bastante longe da família, quis enviar uma mensagem ao pai, missão que ficou a cabo de onze Hyundai Genesis que, num lago seco em Delamar, no Nevada, com 5.55 km2 escreveram com as rodas uma frase com a letra da jovem de 13 anos. Com este anúncio, a Hyundai entrou para o Livro de Recordes do Guinness e foi inclusive galardoada com diversos prémios de renome, incluindo três Leões de bronze em Cannes.

 

Toyota – “My bold dad”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=9u4–TxE2gI[/youtube]

 

O novo Toyota Bold Camry teve a honra de ocupar o tão aclamado espaço publicitário do Super Bowl enquanto fazia derramar lágrimas a milhões de pessoas. A relação entre um pai e a sua filha é vista da forma mais terna e corajosa possível. Uma analogia à força e versatilidade de modelo. “Ser pai é uma escolha. Uma escolha que fará com que mais tarde, esse belo Ser Humano, faça igualmente as suas escolhas”.  #OneBoldChoice

 

Mercedes-Benz – SUVS

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Para assinalar o lançamento dos seus novos SUV, a Mercedes-Benz lançou uma campanha publicitária onde o GLC, GLE, GLE Coupé e Classe G são os protagonistas. Intitulado de “Inspirações’, estes cinco modelos vêm ainda representados por cinco personalidades diferentes, de várias áreas, da moda ao desporto, que vêem nas adversidades uma oportunidade.

Muitas das imagens são filmadas em Portugal como é o caso de Garrett McNamara, embaixador da marca em Portugal, que aparece nas ondas avassaladoras da praia da Nazaré e a bordo de um Mercedes-Benz GLA. Já o explorador Mike Horn é visto a escalar as encostas da Serra da Estrela com a ajuda de um Classe G e a campeã de saltos de obstáculos Meredith Michaels-Beerbaum protagoniza imagens de verdadeira beleza na serra de Sintra, onde o cavalo que monta se confunde com o Mercedes-Benz GLE que conduz.

 

Mercedes-Benz – “The uncrashable Toy Cars”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=6KgJuiXpsrM[/youtube]

 

Brincar com carrinhos é um dos entretenimentos dos mais pequenos. Em pistas, dentro de casa, na escola ou no jardim – o ponto alto desta brincadeira é sempre o mesmo: quando dois carros colidem.

A Mercedes-Benz quis contrariar esta tendência e criar dois automóveis em ponto pequeno que não chocam. Uma jogada arriscada pois a ira de uma criança pode ser complicada mas o propósito é simples e eficaz.

 

Smart – #smarteffect

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“Estacionar em Lisboa sem um smart? Só encolhendo os outros carros…” Este é o mote da campanha filmada em Lisboa e criada pela BBDO Portugal para a marca alemã.

De forma muito original e criativa, a marca mostrou a todos os condutores o quão útil é ter um smart na capital portuguesa onde as ruas são apertadas, os lugares escasseiam e os becos imperam. Por outras palavras, as imagens mostram os carros já estacionados na rua a encolher assim que algum outro automóvel, que não um smart, começa a estacionar. E não, não é ilusão de óptica. Tecnologia e mecânica foram mesmo utilizadas para esta ideia.

 

Volkswagen – e-Golf: Myths

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A Volkswagen quis acabar com os mitos sobre carros eléctricos e desenvolveu uma série de quatro episódios com o seguinte mote: “Diga adeus aos mitos, diga olá ao Volkswagen e-Golf”.

A pequena autonomia, o carregamento complicado, a velocidade lenta e o design pouco apelativo são os quatro mitos que surgem em formato de tweet e que vão sendo derrubados pelo próprio protagonista num tom muito humorístico.

 

Honda – “Honda’s the other side”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=o5TCAAawnTk[/youtube]

 

O spot publicitário “Honda’s the other side” foi lançado para apresentar o novo Civic Type R e tem um único truque na manga: a tecla R.

Com uma simples pressão no teclado é possível visualizar a dicotomia entre duas histórias que estão a ser contadas simultaneamente. Embora a personagem masculina que conduz os dois carros seja a mesma, a sua atitude revela-se bastante diferente. De dia é um pai dedicado quando conduz o seu Civic. Durante a noite, é um vilão de car-jacking a bordo do seu desportivo Civic Type R.

 

Volkswagen – “Loud”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=BWz1X8ZQTVA[/youtube]

 

Num país onde os automóveis com motores diesel não são tão aceites como na Europa, por serem considerados lentos e barulhentos, e onde a maior parte dos condutores pensam não existirem estações de abastecimento de gasóleo suficientes, a Volkswagen decidiu provar o contrário. Num bem humorado vídeo, a marca destaca a insonorização e o silêncio do novo Passat TDI e desfaz os mitos à volta deste tipo de automóveis.

Três mulheres idosas dão a sua opinião acerca de automóveis movidos a diesel e parecem desentender-se em relação a uma questão: estará o automóvel ligado?

 

Fiat – “The Fiat Blue Pill

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=YAcLViTHDOo[/youtube]

 

O Fiat 500 tomou acidentalmente um pequeno comprimido azul e tornou-se no novo Fiat 500X. Um carro mais robusto, mais potente e que está pronto para a ação. A campanha esteve patente nas redes sociais Facebook e YouTube da marca italiana e teve como peça fundamental o filme promocional “Official Fiat 500X teaser – blue pill”, filmado na pitoresca cidade de Pitigliano na Toscânia. Este aúncio também esteve presente no Super Bowl de 2015.

 

Honda – “Paper”

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=fLCEd8xk1BE[/youtube]

A Honda é muito mais do que um fabricante de automóveis. Para nos relembrar do seu caminho, criou um vídeo em slow-motion capaz de impressionar quem o vê pela precisão com que é realizado e pelo detalhe dos desenhos nele patente.

A história da Honda em cerca de dois minutos leva-nos a viajar pelos vários mundos que o universo da marca engloba. Motores, motociclos, equipamento marítimo, automóveis da Fórmula 1 e até aviões ou cortadores de relva… O percurso é diversificado e culmina no novo NSX.

 

 

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