Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan rivaliza com fabricantes de câmaras de vídeo da Europa

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=Z6FgjSoAv_0[/youtube]

 

A Nissan é um reconhecido fabricante de automóveis mas parece querer também rivalizar com as empresas de câmaras de vídeo na Europa. Como? Através da instalação de mais de dois milhões de câmaras na sua gama europeia em menos de dois anos, encontrando-se imediatamente atrás de alguns dos maiores fabricantes de câmaras do mundo.

O aumento da tecnologia de segurança implica que alguns modelos da marca nipónica possuam atualmente até cinco câmaras de vídeo por automóvel. Feitas as contas, tal significa que o fabricante vende umas 3.400 câmaras de vídeo por dia, ou mais de duas por minuto, dispositivos estes instalados nos SUV Qashqai, Juke ou X-Trail, no desportivo GT-R, no elétrico LEAF, no compacto Pulsar e no utilitário Note.

A gama de crosssovers da Nissan, que inclui o Qashqai, Juke e X-Trail possui mais de 1.9 milhões de câmaras vendidas desde o lançamento da segunda geração do pioneiro Qashqai, em 2014. As versões mais vendidas de cada um deles possuem quatro câmaras com grande angular – na grelha, porta da mala e na base dos retrovisores esquerdo e direito – que constituem a base do inovador sistema Nissan de Monitorização 360º. O Qashqai e o X-Trail também possuem uma câmara adicional montada no para-brisas que é utilizada para diversas funções, tal como o reconhecimento de sinais de trânsito e comutação automática dos máximos.

A tecnologia baseada em câmaras de vídeo é um ponto de partida para o lançamento de automóveis completamente autónomos. Os sistemas de câmara instalados no Qashqai e X-Trail, por exemplo, possibilitam a funcionalidade de estacionamento automático e em articulação com outras funções constituem o Escudo de Proteção Nissan, que inclui o Aviso de Ângulo Morto (BSW) e a Deteção de Objeto em Movimento (MOD), todos eles vitais para o desenvolvimento da condução autónoma.

Com o aumento das vendas de crossovers, a Nissan prevê que a procura pelos seus automóveis equipados com câmaras se cifre em mais de 10 milhões de unidades de câmaras comercializadas nos próximos cinco anos.

Os engenheiros já estão a trabalhar na próxima geração de tecnologia de câmaras, antecipada pelo Gripz, o protótipo de um futuro crossover da Nissan. Nele, mais duas câmaras integradas nos faróis permitem uma transmissão em direto das aventuras do veículo e dos seus ocupantes, dentro e fora de estrada, transmitida via Internet.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
4 tendências de Marketing Digital para 2020