Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch eleva a conectividade para um outro nível

bosch ces

Como os veículos autónomos e conectados têm conquistado cada vez mais importância nos dias que correm, a Bosch apresentará no Consumer Electronics Show (CES) 2016, a realizar em Las Vegas, algumas das suas novidades em matéria de conectividade e sistemas de assistência.

De acordo com o CEO da empresa, Dr. Volkmar Denner, os participantes da feira terão a oportunidade de poder apreciar o carro do futuro imaginado pela marca alemã e interagir com a tecnologia de forma inovadora – as informações providenciadas em tempo real e no momento certo permitirão minimizar as distracções do condutor.

Para o concept que será levado ao certame norte-americano, o interior foi completamente reformulado pela empresa alemã: a consola central foi transformada num ecrã electrónico que mostra as informações consoante o ambiente atual em redor do veículo. Por exemplo, se um peão se encontra próximo do veículo, uma sequência de luzes alerta o condutor.

bosch ces_1

O carro do futuro também terá conhecimento da agenda do condutor: se um encontro for cancelado, o veículo indicará qual o encontro seguinte e o melhor caminho para lá chegar. Mas não só – o veículo estará conectado a uma “casa inteligente” e será capaz de regular em tempo real funções como sistema de alarme ou aquecimento.

A segurança rodoviária também foi pensada pela Bosch para os condutores que possam enganar-se e ficar em contramão. A empresa está a desenvolver um sistema de alerta na ‘nuvem’ que permite avisar o condutor apenas 10 segundos depois da infração – o software compara os movimentos do veículo com o sentido da estrada na qual se encontra.

bosch ces_2

Também no CES 2016, a empresa apresentará os sistemas e sensores que permitirão os trajetos autónomos previstos para 2020 – o sistema de piloto automático que controlará o veículo já se encontra em testes na Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Os carros do futuro terão também a capacidade de “ver” os potenciais perigos na estrada como acidentes, engarrafamentos ou obras, graças a um fluxo de informações em tempo real através da internet.

Além disso, a Bosch prepara o “estacionamento automaticamente assistido” que permitirá ao veículo estacionar-se sozinho. O condutor pode sair do carro à entrada do parque e instruir o mesmo para encontrar um lugar livre através de uma app no smartphone. E depois “pedir” ao carro para voltar ao ponto inicial…

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus