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Conhecidos os detalhes no negócio entre Toyota e Daihatsu

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Depois do anúncio oficial, na semana passada, da compra da Daihatsu pela Toyota, são agora conhecidos os detalhes do negócio.

A compra só estará completamente concluída no final de agosto – quando a totalidade das ações da Daihatsu passar para a Toyota -, mas os objetivos e expetativas comuns foram, entretanto, revelados pelos presidentes das duas empresas.

E o objetivo principal passa por desenvolver veículos cada vez melhores, adotando uma estratégia unificada para o segmento de carros pequenos, para que ambas se possam concentrar nas suas competências essenciais. Em última análise, isso ajudará a Daihatsu e a Toyota a atingir o objetivo comum que é o de alcançar um crescimento sustentável.

A troca de ações não terá assim como outro objetivo que o de aumentar o valor de ambas as marcas. A Toyota e a Daihatsu pretendem uma competição amigável, mantendo estilos de gestão independente, para capitalizar as suas respectivas capacidades: a união de ambas em torno de uma estratégia comum permitir-lhes-á superar obstáculos mais difíceis de atingir como o desenvolvimento de tecnologias de nova geração e acesso a áreas de negócio com potencial de crescimento.

Para Akio Toyoda, presidente da Toyota, a estratégia é baseada na confiança: “Esta é uma oportunidade única: temos de pensar que não basta podermos atingir os objetivos por nós próprios, mas que podemos confiar uns nos outros para maximizar os nossos respetivos pontos fortes. E assim podemos concentrar-nos nas nossas principais competências: que será a chave para alcançarmos e mantermos a competitividade global”.

Já Masanori Mitsui, Presidente da Daihatsu, e citado pela newsmotor, não diferiu muito no discurso: “Acho que o que aconteceu é o processo natural para continuar a crescer ao longo dos próximos 100 anos. Penso que é a oportunidade perfeita para cimentar a nossa relação com a Toyota e assim embarcarmos num novo período de crescimento e, assim, aumentar a marca Daihatsu em todo o mundo”.

Detalhes do acordo

Objetivo

Como parte de uma estratégia conjunta, Toyota e Daihatsu planeiam combinar as suas bases de operações e compartilhar as suas áreas de conhecimento e experiência técnica. Assim, as vantagens para ambas as marcas saírá reforçada, permitindo o desenvolvimento de produtos atraentes que são competitivos à escala global.

Áreas de colaboração estratégica

a) Veículos pequenos

A diferenciação entre as marcas Toyota e Daihatsu continuará a existir e ambas as gamas de produtos serão otimizados de acordo com as preferências do cliente – Daihatsu vai liderar o desenvolvimento de produtos oferecidos na gama de veículos pequenos de ambas as marcas.

Ao mesmo tempo, Daihatsu continuará a focar-se no desenvolvimento de veículos destinados especificamente aos clientes dessas áreas onde a marca já tem uma presença forte, e continuará a aperfeiçoar os seus conhecimentos e processos relativos ao planeamento de produto e desenvolvimento de tecnologia para ‘mini veículos’.

b) Tecnologia

Ambas as empresas irão partilhar estratégias para o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias a partir dos conceitos iniciais. A Toyota irá manter o foco em atividades relacionadas com o meio ambiente, segurança, experiência do condutor e conforto das tecnologias, enquanto a Daihatsu continuará a reforçar a sua capacidade de transformar a tecnologia em propostas de veículos, bem como no desenvolvimento de tecnologias eficientes em termos de custo e consumo de combustível.

A Daihatsu também irá contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de próxima geração a partir da perspetiva de eficiência de custos e miniaturização. Conhecimentos sobre a fabricação de veículos especializados serão partilhadas dentro do grupo Toyota e ajudarão a melhorar ainda mais a competitividade em termos de custos.

c) Operações

Ambas as empresas irão alavancar bases operacionais noutros mercados emergentes, com a Daihatsu a liderar na eficiência e adaptabilidade no processo de desenvolvimento, aquisição e produção.

No Japão, a infra-estrutura comercial e conhecimento da Toyota serão utilizados por ambas as empresas para melhorar a imagem da marca e rentabilidade da Daihatsu.

1. Calendário de troca de ações

Resolução do Conselho relativa à aplicação do acordo de troca de ações (as empresas): 29 de janeiro
Execução do acordo de troca de ações (as empresas): 29 de janeiro
Data do registo da assembleia geral anual de acionistas para aprovar a troca de ações (Daihatsu): 31 de março
Assembleia Geral Anual de acionistas para aprovar a assinatura do contrato de permuta de ações (Daihatsu): final de  junho
Último dia de negociação (Daihatsu): 26 de julho (previsão)
Retirada de contribuições (Daihatsu): 27 julho de 2016 (previsão)
Data prevista de conclusão da troca de ações (data efetiva): 01 de agosto de 2016

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