Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Kia Niro: A versatilidade alia-se à tecnologia híbrida

110216-2-kia

A Kia revelou a primeira imagem do seu novo SUV híbrido, o Niro, que promete acrescentar uma nota de elevada eficiência a este segmento, um dos mais concorridos a nível global.

Partilhando muitos dos seus dados técnicos com o Hyundai IONIQ, da marca do mesmo grupo, o novo Kia Niro será revelado no Salão de Chicago, sendo caracterizado pela marca sul-coreana como um ‘Hybrid Utility Vehicle’ (HUV). Com este modelo, a Kia aborda uma premissa de versatilidade não só de utilização mas também de condução, com uma vertente ecológica bastante vincada.

Projetado ao abrigo da submarca ecológica EcoDynamics, o novo Niro é o primeiro modelo da marca a tirar partido de uma plataforma integralmente nova, sendo um passo em frente no objetivo da marca de ter uma gama ‘verde’ em 2020.

Um dos pontos em que a Kia mais se empenhou no desenvolvimento do Niro foi na estética, com este modelo a pegar nos conceitos visuais dos mais recentes modelos e a aplicá-los num ‘invólucro’ que a marca caracteriza de imagem “não-híbrida”. O desenho deste modelo ficou a cargo do centro de estilo da marca na California (Estados Unidos da América) e Namyang (Coreia do Sul), com a Kia a salientar que “não é preciso a um condutor sacrificar o desenho emocional e a utilidade funcional em detrimento da eficiência”. Apesar das dimensões, o novo Niro conta com um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.29 Cx.

O habitáculo também foi um dos elementos trabalhados pela Kia, com diversos pormenores modernos e reveladores do ADN da marca. Painel de instrumentos e mostradores simples e ‘limpos’, consola central simplificada e espaço ampliado a bordo são outras premissas apontadas pela Kia para este novo Kia, a par da redução das vibrações e ruído. As baterias de polímeros de lítio de 1.56 kWh estão colocadas sob os lugares traseiros para melhorar a habitabilidade e a carga da bagageira.

Este novo modelo recorre ao motor 1.6 GDI de quatro cilindros apresentado recentemente pelo grupo Hyundai – sendo também utilizado no IONIQ desta última – com 105 cv de potência, associado a um motor elétrico de 44 cv montado na transmissão, para um total de 146 cv de potência combinada. A potência é transmitida às rodas a partir de uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades de segunda geração, com a Kia a referir que se caracteriza por uma experiência de condução mais envolvente e diferente da oferecida pelas propostas idênticas equipadas com caixas CVT.

Apontando a valores de consumos e de emissões bastante baixos, a marca anuncia uma média de 89 g/km de CO2, algo que também é possibilitado pela plataforma mais leve e compacta, tendo sido especialmente desenvolvida para acomodar o sistema hibrido. A plataforma conta com 53% de Aço Avançado de Alta Resistência (AHSS), incluindo reforços nos pilares A, B e barras do tejadilho. A utilização de alumínio noutros elementos como o capot, portão da bagageira e nalguns componentes da suspensão permitiu conter ainda mais o peso. Nota, ainda, para a eliminação da tradicional bateria de 12 volts para reduzir o peso, sendo essa substituída na sua ação pela bateria de polímeros de lítio.

A marca promete que o Niro terá uma condução “divertida” e mais em consonância com os modelos convencionais com motor a combustão, tendo mesmo prestado maior atenção ao tato do pedal do travão, num trabalho que tem sido contínuo desde os Optima híbridos e do Soul elétrico.

Além do Niro, a Kia terá ainda em exposição no Salão de Chicago os novos Optima Hybrid (abaixo) e Plug-in Hybrid, duas variantes que se inserem na já referida estratégia EcoDynamics.

110216kia

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...