Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar vai produzir nove réplicas do clássico XKSS

Considerado pelos especialistas da área como o primeiro super desportivo do mundo, o XKSS vai agora voltar às estradas pela equipa da Jaguar Classic que irá produzir nove unidades.

O novo XKSS será construído manualmente e de acordo com as especificações exatas aquando do seu lançamento em 1957 e a Jaguar irá certificar-se de cada detalhe a 100% – o seu preço deverá ultrapassar os 1,2 milhões de euros.

“O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por colecionadores Tim Hannigde todo o mundo devido à sua exclusividade e design inconfundível. A equipa experiente de engenheiros e técnicos da Jaguar Classic baseia-se em décadas de conhecimentos acumulados para assegurar que cada um destes nove veículos seja totalmente autêntica e produzida com a máxima qualidade”, afirmou Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic.

A 12 de fevereiro de 1957 um incêndio deflagrou na fábrica de Browns Lane destruindo nove dos 25 veículos que estavam prontos. Os restante 16 foram quase todos exportados para os Estados Unidos – a estrela de cinema Steve McQueen chegou a ter um XKSS que apelidava carinhosamente de ‘Rato Verde’. Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se a produzir os nove desportivos XKSS `perdidos´ para um grupo seleto de clientes e colecionadores.

Os conhecimentos adquiridos no projeto E-Type ‘Lightweight’ serão utilizados na construção destas nove réplicas, todos produzidos manualmente na nova Experimental Shop da Jaguar, em Warwick.

A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type.

Após este conjunto de triunfos, a 14 de janeiro de 1957 Sir Williams Lyons toma a decisão de transformar os 25 veículos D-Type restantes em versões de estrada com várias alterações externas, o que resultou na criação do primeiro super desportivo do mundo.

Entre estas alterações incluíram-se um novo pára-brisas mais alto, uma porta adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre condutor e passageiro, bem como a supressão do famoso spoiler atrás do banco do condutor.

As primeiras entregas das novas réplicas do Jaguar XKSS estão programadas para o início de 2017.

Original XKSS 2

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...