Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carlos Ghosn: “Indústria automóvel não deve temer gigantes tecnológicos”

Renault Carlos Ghosn

O CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afiançou que os grandes construtores automóveis não devem temer as grandes marcas tecnológicas e as suas propostas para o setor, mas aceites como uma parte necessária para a própria evolução dos veículos e da sua transformação no âmbito da sociedade moderna.

“Tem havido muita conversa acerca da disrupção e dos novos competidores que prometem uma nova abordagem aquilo que um carro pode ser. Muito desse desconforto acerca do potencial disruptivo resulta da emergência rápida de novas tecnologias e dos chamados serviços de mobilidade”, referiu Ghosn na abertura do Salão de Nova Iorque, revelando a sua opinião sobre a tendência futura do setor automóvel.

Para o responsável máximo da Aliança Renault-Nissan e também presidente da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), fabricantes como a Apple ou a Google não têm por intenção embarcar no meio automóvel enquanto construtores, uma vez que a margem de lucro é muito pequena, mas que, ao invés, poderão trazer grandes inovações tecnológicas em parceria com os próprios fabricantes automóveis. Ghosn reforçou a sua convicção alertando que algumas dessas companhia, como a Apple, poderiam facilmente adquirir um construtor automóvel se assim o desejassem e se fosse seu objetivo tornarem-se construtores automóveis: “Já o poderiam ter feito”, constatou.

Sobre o rumo que o veículo automóvel irá sofrer nos próximos tempos, a reboque das novas tecnologias e de necessidades ambientais: “Três forças – eletrificação, condução autónoma e conectividade – irão mudar a nossa indústria de formas que apenas agora começamos a imaginar. Mas mais do que recear a disrupção, penso que a nossa indústria não tem verdadeiramente outra escolha que não abraçá-la”, asseverou.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada