Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan descarta rival para o Toyota GT86

nissan idx concep

A Nissan descartou a possibilidade de desenvolver um rival para o Toyota GT86, assumindo que os custos inerentes à conceção de uma plataforma para um modelo daquele tipo não teriam retorno monetário. Contudo, para os entusiastas de modelos desportivos, nem tudo está perdido, já que a marca garante que o seu leque de desportivos se manterá representado pelo 370Z e pelo GT-R, bem como pelos seus sucessores.

A marca nipónica chegou mesmo a equacionar a produção de um desportivo baseado no concept IDx revelado no Salão de Tóquio de 2013, mais acessível do que o 370Z, mas os custos de desenvolvimento e de produção dessa variante acabariam por ser demasiado elevados tendo em conta o potencial retorno. Recorde-se que a Toyota e a Subaru trabalharam em conjunto para o desenvolvimento do GT86 e BRZ, modelos que são ‘geneticamente’ idênticos, mas que se diferenciam nalguns pormenores estéticos e nos acertos de suspensão.

No certame nipónico de 2013, o concept IDx (e a sua variante preparada pela NISMO) chegou a gerar algum entusiasmo nos adeptos da marca e de modelos desportivos, mas em declarações à revista Britânica Auto Express, o vice-presidente da marca Shiro Nakamura, explicou que o custo de construir uma plataforma (ou a sua adaptação) para a produção de desportivos acessíveis, baixo peso e de tração traseira seria muito elevado e dificilmente compensado pelas vendas ou até pelo retorno em termos de marketing.

Inquirido sobre a possibilidade de vir a utilizar a plataforma que a Alpine irá utilizar para o seu novo desportivo, ao abrigo da Aliança Renault-Nissan, Nakamura retorquiu que essa mesma plataforma não se adequa à Nissan nem ao seu legado histórico. Por outro lado, garantiu que os modelos com cunho desportivo continuarão a ser representados pelas gamas GT-R, recentemente renovado em Nova Iorque enquanto não chega a nova geração, e Z, do qual o 370Z foi também trabalhado para se manter atualizado.

São ainda crescentes os indícios de que também existirá um modelo de génese Z com tipologia crossover, embora nada esteja ainda confirmado nesse sentido.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada