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Peugeot Expert: Polivalência para o trabalho

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A Peugeot prepara-se para lançar no mercado uma nova geração do Expert, furgão comercial que recebe o mesmo estilo dinâmico preconizado pelos restantes modelos da marca Francesa e que surge mais adequado ao trabalho. Elaborado com base numa nova base, este Peugeot Expert recorre à plataforma EMP2, beneficiando assim de redução de peso, eficiência das motorizações (desde os 133 g/km de CO2) e de maior noção de qualidade.

Nos códigos identitários deste Expert estão os princípios de robustez e versatilidade propostos pela Peugeot, combinados com novas tecnologias como as portas laterais de abertura elétrica, cabine modular Moduwork, sistema de segurança Active Safety Brake, câmara traseira de estacionamento VisioPark e navegação conectada 3D.

Com capacidade de carga máxima de 1400 kg, o Peugeot Expert declina-se em três medidas de comprimento, surgindo como novidade absoluta uma versão compacta de apenas 4,60 metros, ao passo que o furgão maior chega aos 5,30 metros. A altura de 1,90 metros permite-lhe aceder à grande maioria dos parques de estacionamento subterrâneos. Do lado da segurança, recebeu as cinco estrelas nos testes efetuados pela Euro NCAP.

O novo Peugeot Expert adota motorizações BlueHDi Euro 6 com potências entre os 95 cv (210 Nm de binário) e os 180 cv (400 Nm), maioritariamente equipadas com o sistema Start&Stop. Disponível está também uma versão com caixa automática EAT6 no BlueHDi de 180 cv e uma outra, robotizada, ETG6, para o BlueHDi de 95 cv. A versão mais eficiente do Expert consome apenas 5,1 l/100 km, ou seja, uma média de 133 g/km de CO2 em termos de emissões, ao passo que a média da gama é de 5,4 l/100 km e 140 g/km de CO2.

No total, as versões disponíveis assentam nos blocos 1.6 BlueHDi de 95 cv com caixa manual de cinco velocidades (5,5 l/100 km e 144 g/km de CO2), a qual está também disponível com caixa pilotada ETG6 e Start&Stop (5,2 l/100 km e 135 g/km de CO2), 1.6 BlueHDi de 115 cv S&S com caixa manual de seis velocidades (a mais eficiente), e 2.0 BlueHDi com declinações de de 120 cv S&S com caixa manual de seis velocidades (5,3 l/100 km e 139 g/km de CO2), 150 cv S&S com caixa manual de seis relações (5,3 l/100 km e 139 g/km de CO2) e, por fim, de 180 cv S&S, com caixa automática EAT6 (6,1 l/100 km e 151 g/km de CO2).

Mais versátil para o trabalho

As portas laterais deslizantes automáticas assumem-se como inéditas no mercado, de acordo com a Peugeot, ao passo que o sistema Moduwork permite grande modularidade interior, existindo versões de cabine de 5 ou 6 lugares (fixos ou intermutáveis), cabine para base de transformação e Combi para o transporte de até nove passageiros.

Em termos tecnológicos e de equipamento, nota ainda para o sistema heads-up display e para o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. No caso da navegação 3D conectada, estão disponíveis comandos por voz e informações de trânsito em tempo real, a par de câmara traseira de estacionamento com visão aérea de 180º e ‘zoom’ VisioPark 1. O sistema de Alerta de Atenção do Condutor está também presente.

Este novo modelo será apresentado no Salão de Birmingham dedicado a propostas comerciais.

 

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