Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Citroën Jumpy mais versátil e eficiente

Tal como a Peugeot, também a Citroën mostrou a sua nova proposta para o segmento dos furgões comerciais, a Jumpy (no caso da Peugeot é a Expert). Lançado em 1995 e com mais de 600.000 unidade fabricadas, o novo Citroën Jumpy junta-se aos outros veículos comerciais da marca, completando a oferta que fica assim composta por Nemo, Berlingo, Novo Jumpy e Jumpy.

Partilhando a grande parte dos materiais, sistemas e componentes – uma vez que ambos são baseados na plataforma modular EMP2, apenas a estética os distingue: no caso da Jumpy, recorre aos mais recentes códigos estéticos da marca Francesa, com uma grelha de grandes dimensões na frente a sobressair a par dos faróis ligeiramente mais afilados.

Disponível com três comprimentos de carroçaria e uma inovadora versão compacta de 4,6 metros que se junta às de 4,95 m e 5,3 m (denominadas XS, M e XL, respetivamente), a Citroën Jumpy chegará ao mercado Europeu na segunda metade do ano, tirando partido igualmente de uma gama de motores eficientes em consonância com a norma Euro 6.

Assim, estarão à disposição motorizações de 1.6 e 2.0 litros, entre os 95 cv com caixa manual e os 180 cv com caixa automática EAT6, a exemplo do que sucede no Peugeot, podendo ser acoplado a três tipos de caixa de velocidades, entre a manual, robotizada (ETG) e automática. Os níveis de consumo e de emissões começam nos 5,1 l/100 km e 133 g/km de CO2 para o modelo com motor de 95 cv.

No interior, procurou-se favorecer a modularidade, graças ao conceito ‘Moduwork’, que consoante a versão escolhida pode ter características distintas, ao passo que inovações como as portas laterais automáticas, sistema modular para o espaço de carga, Active Safety Brake e navegação 3D com controlos por voz e conectividade avançada.

A nova plataforma EMP2 consegue aligeirar o Jumpy entre 100 kg e 150 kg, consoante o motor, mas existem também diversas possibilidades de transformação, como por exemplo uma de 4×4 que foi concebida e realizada pela especialista Automobiles Dangel.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...