Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Furtar um automóvel com ‘Keyless’: uma brincadeira de crianças

continental chaves

A ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.), a maior associação automóvel na Alemanha, demonstrou através de um vídeo que é possível roubar um automóvel com ‘keyless’ a uma distância razoável.

Utilizando um amplificador de ondas, o automóvel pode ser facilmente furtado – o que, segundo a associação, não é mais do que uma brincadeira de crianças.

Os sistemas ‘keyless’ – que permitem abrir e fechar portas, e colocar o veículo a trabalhar – têm-se tornado muito populares devido à facilidade de utilização. E com um número cada vez maior de utilizadores, não há ladrão que não se interesse pela temática…

O que a ADAC veio agora colocar a nu é a facilidade com que se pode invadir e contornar a tecnologia: basta um amplificador de ondas de rádio que não custa mais de 200 euros e que esteja a cerca de 100 metros da chave, e o trabalho dos ladrões transforma-se numa brincadeira.

Os números sublinham a ideia: a ADAC conseguiu ‘roubar’ 24 automóveis de marcas diferentes que utilizam o sistema ‘keyless’ (link com lista completa aqui em alemão).

Assim, como é que um condutor se pode proteger? Segundo o jornal The new York Times apenas existe um modo eficaz: colocar a chave da viatura numa caixa Faraday para bloquear o sinal.

O vídeo, divulgado pela própria ADAC, encontra-se em alemão:

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]PLACE_LINK_HERE[/youtube]

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...