Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Amazon interessada na empresa de mapeamento Here

A Amazon estará em negociações com um consórcio de fabricantes automóveis alemães para adquirir uma parte das ações da empresa de mapeamento Here.

O consórcio composto pela BMW, Audi e Mercedes concordou em agosto de 2015 pagar 2,5 mil milhões de euros para comprar a Here à Nokia como estratégia para o desenvolvimento dos seus veículos autónomos. Dado o investimento avultado, as empresas iniciaram negociações com potenciais novos parceiros, principalmente ligados ao setor automóvel.

O interesse agora demonstrado pela retalhista online Amazon não deixa de causar alguma surpresa, mas tem o seu fundamento: “A Amazon procura ter uma participação na Here de forma a impedir que a mesma se torne numa fornecedora concorrente de serviços de computação na nuvem [cloud computing services]”, afirmou uma fonte próxima do processo ao Automotive News.

O consórcio alemão precisa de um serviço de computação em nuvem para garantir que os mapas possam ser atualizados com informações sobre o trânsito em tempo real – milhares de dados recolhidos em milhares de automóveis da Mercedes, BMW e Audi…

A participação da Amazon na Here poderá ser uma mais valia para a empresa retalhista que se encontra neste momento em fase de testes (nalgumas cidades dos Estados Unidos e Europa) para o lançamento de um novo serviço de entregas que não deverá exceder uma ou duas horas desde o momento em que é feita a encomenda. E para este novo serviço, os mapas precisos atualizados em tempo real são a melhor forma de bater os rivais.

Para o consórcio germânico, quanto mais parceiros melhor, já que assim os custos seriam disseminados e o volume de dados sobre o tráfego seria maior e mais preciso. Mas nenhuma das marcas parece ainda pronta para assumir as negociações – ou mesmo o interesse: a Audi, BMW e Mercedes recusaram comentar o tema e a Amazon, na Alemanha e nos Estados Unidos, nem chegou a responder aos pedidos para comentar.

Recorde-se que o interesse na Here tem-se vindo acentuar nas últimas semanas: tanto a Renault como a Continental e a Ford expressaram o seu interesse na empresa. O que não será de admirar: de acordo com um estudo da Exane BNP Paribas, o mercado do veículos conectados poderá gerar no futuro qualquer coisa como 50 mil milhões de dólares…

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão