Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novos Volvo S60 e V60 Polestar chegam em breve a Portugal

A Volvo reforça a sua aposta em modelos de prestações desportivas e renovou os S60 e V60 Polestar com motor de 367 cv de potência, naquele que é o modelo de produção mais veloz alguma vez concebido pela companhia Sueca e que dá início ao processo de globalização da marca Polestar.

Recebendo alguma das tecnologia que vai ser aplicada no novo S60 TC1 que vai competir no Mundial de Turismos (WTCC) que se inicia este fim de semana, ambos os modelos recorrem a um motor da gama Drive-E – de quatro cilindros e dois litros de cilindrada, mas com dois turbos para um total de 367 cv de potência e 470 Nm de binário máximo. Em comparação com o motor T6 de base, esta versão tem um turbo de maiores dimensões, novas árvores de cames, admissão de maiores dimensões e bomba de combustível de capacidade reforçada.

Ainda assim, apesar da performance melhorada, a Volvo garante valores de emissões de consumos bastante controlados, com um consumo médio de 8,1 l/100 km e emissões de 186 g/km de CO2. A aceleração dos 0 aos 100 km/h efetua-se em 4,8 segundos e a velocidade máxima cifra-se nos 250 km/h.

O leque de alterações dinâmicas abarcou ainda uma nova afinação da caixa de oito velocidades Geartronic, além de contar com sistema de tração integral (AWD) trabalhado pela BorgWarner. No chassis, as modificações mais orientadas para a performance permitiram reduzir o peso total do modelo – 24 kg no eixo dianteiro e 20 kg no traseiro –, passando ainda por sistema de travagem com discos perfurados na frente (de 371 mm de diâmetro), escondidos atrás de jantes de 20 polegadas.

“Estes são carros apropriadamente rápidos. Mas são mais do que isso. Combinam o legado de 20 anos de experiência competitiva da Polestar com o pragmatismo inerente à Volvo e herança de engenharia. São carros bastante rápidos que se podem usar no dia-a-dia”, referiu Niels Möller, responsável da Polestar.

A globalização da Polestar começa aqui

O primeiro modelo da Polestar homologado para estradas públicas foi lançado em 2014 em números muito limitados, mas hoje os modelos da divisão desportiva da Volvo preparam-se para ser vendidos em mais mercados – de 13 para 47, incluindo Portugal – duplicando o volume de produção de 750 unidades por ano para 1500 unidades (incluindo o S60 Polestar).

Thed Björk, piloto da marca no WTCC, participou no desenvolvimento deste modelo e reforçou o apelo desportivo da V60 e a sua capacidade de ser utilizada nas tarefas do quotidiano com facilidade, tecendo algumas comparações com o S60 TC1: “Ainda que usada de formas bastante diferentes, estes carros partilham mais do que apenas tecnologia. A filosofia central é a mesma. Trata-se de criar performance que pode ser usada em todas as situações, independentemente de se tratar de ganhar um campeonato ou desfrutar de uma viagem segura, funcional e divertida todo o ano”, referiu o piloto Sueco.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...