Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault reforça liderança do mercado em março

Mégane Sport Tourer 1

Renault e Peugeot cimentaram em março a liderança e vice-liderança no mercado português de veículos ligeiros, ganhando quota aos seus competidores mais diretos com crescimentos superiores a 40% face aos registos de há um ano.

Das marcas do Top 10, a Fiat (8ª) é a única que bate as duas marcas francesas, com uma progressão anual de 49,2%. Em sentido contrário, a Nissan (9º) é a única com um ritmo de crescimento de apenas um dígito.

Nas vendas acumuladas no primeiro trimestre, as 10 marcas mais vendidas mantêm as mesmas posições relativas que tinham no ano passado, embora a Opel esteja agora mais próxima da 6ª posição, ocupada pela BMW. A chegada da carrinha Astra Sports Tourer, no início de abril, poderá acelerar a troca de posições.

Mercedes-Benz e BMW taco-a-taco

No mercado dos ligeiros de passageiros, a Renault consolidou também a sua liderança, com uma subida homóloga de 45,2% das suas vendas e um ganho de quota. Os números de março permitiram à marca reforçar a sua liderança também na tabela de vendas acumuladas de janeiro ao final de março.

A chegada ao mercado da carrinha Mégane Sport Tourer (foto), no início do ano, e as vendas a Rent-a-car, justificam o bom desempenho da marca francesa. As vendas ao Rent-a-car são aliás o factor dinamizador das vendas das chamadas marcas generalistas.

A Peugeot segurou a segunda posição nos rankings mensal e trimestral, tendo inclusive sido a marca com maior aumento homólogo de vendas em março. A Volkswagen, que há um ano era vice-líder do mercado, troca de posição com a Peugeot e perde 1 ponto de quota.

Mercedes-Benz e BMW disputam a quarta posição, tendo terminado o trimestre com uma diferença de apenas 44 unidades, com vantagem para a primeira.

A Opel, impulsionada pelo lançamento do novo Astra, eleito carro do ano em Portugal e na Eurora, fecha o trimestre na 6ª posição do ranking, batendo a Fiat, Nissan e Citroen. A Audi sai do Top 10, caindo para a 11ª posição, sendo a única das marcas de volume a perder vendas face ao primeiro trimestre do ano passado.

De registar as fortes progressões da Mazda, que mais do que triplica as vendas devido ao sucesso dos novos MX5 e SUV CX3, da Honda, que cresce 70% com a chegada do HR-V e da Jaguar, que capitaliza o seu regresso ao segmento dos familiares médios premiu, com o novo XE.

Ford é a primeira marca não francesa no mercado dos comerciais

No segmento dos veículos comerciais ligeiros, a Renault lidera e a Citroen ganha a segunda posição à Peugeot, graças ao bom desempenho de março. Ford e Fiat mantém vantagem sobre a Volkswagen, que há um ano era a primeira das marcas não francesas.

O atraso na chegada da nova geração do furgão compacto Caddy, já com a geração de motores que cumprem a Norma Euro6, justifica em parte o atraso da marca alemã.

A Toyota perde 11,8% das vendas do trimestre, face aos registos do ano passado, devido ao fim da produção e venda do chassis-cabine da gama Dyna. Um abandono de mercado que beneficiou outras marcas presentes neste segmento do mercado, como a Iveco e sobretudo a Mitsubishi, que duplica os seus registos, impulsionada também pela sua nova pickup.

Veja aqu AQUI as tabelas de vendas da ACAP
Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...