Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Índia quer país só com elétricos até 2030

mahindra-reva-halo-ev-5-1-1

A Índia pode tornar-se no segundo país do mundo (depois da Holanda, ver aqui) a ter apenas veículos elétricos (VE) a circular por todo o país em 2030.

Em 2013 a Índia anunciou claramente as suas intenções ao estabelecer um Plano Nacional de Mobilidade Eléctrica e, mais tarde, um Plano de Adoção e Fabricação Rápidas de Veículos Elétricos (FAME) com o objetivo declarado de colocar nas estradas indianas entre seis a sete milhões de VEs até 2020.

Como parte do plano, o governo indiano dispôs-se a financiar os fabricantes automóveis para que comecem a produzir VEs e a subsidiar os custos inerentes à transformação de automóveis a combustível em elétricos.

Agora, a Índia vai mais longe e anuncia que em 2030 só quer nas estradas do país veículos totalmente elétricos.

A aposta parece passar pelo Mahindra e20 (imagens em cima e em baixo), o primeiro elétrico indiano que custa 571.000 rupias (qualquer coisa como 7.500 euros) – mas que ainda só atinge os 88 km/h.

“A inovação é possível, só temos de ter uma mente aberta: precisamos de pensar em escala e de sermos honestos”, afirmou Piyush Goyal, ministro da Energia indiano, citado pela CarAdvice.

De acordo com vários relatos, os planos do governo indiano não dependerão do financiamento governamental, embora os incentivos e subsídios continuem em cima da mesa. A ideia passará por oferecer um VE aos condutores indianos que estes pagarão com o que irão poupar em combustíveis.

Goyal afirma que o sistema pode ser auto-sustentável: não será necessário aumentar as tarifas da electricidade, mas deverá haver uma intervenção no sistema elétrico do país de modo a torná-lo mais eficiente.

O impacto que a substituição dos automóveis atuais por VEs teria para a qualidade do ar no país ainda não foram contabilizados, mas devem ser imensos tendo em linha de conta os mais de 1,2 mil milhões de habitantes…

2014-mahindra-e20

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...