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PSA e Opel: Abordagem mais realista de emissões vai reforçar posição dos diesel

citroen consumos

A PSA-Peugeot Citroen e a Opel estão a ultimar preparativos para publicar os testes de emissões poluentes em condições reais dos seus veículos – por forma a voltarem a merecer a confiança dos condutores ainda abalados com o caso da Volkswagen.

A PSA afirmou que irá publicar os valores relativos ao consumo de combustível em condições reais de 30 veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS ainda antes do verão. Já a Opel irá publicar os resultados relativos ao Astra a partir de junho (tal como o Automonitor já tinha noticiado aqui).

Recorde-se que os números apresentados até aqui pelos fabricantes automóveis têm por base testes laboratoriais – o que tem merecido bastantes críticas devido à suas imprecisões quando comparados com o consumo em testes reais.

Ainda no mês passado, a PSA revelou os números para os seus Peugeot 308, Citroen Grande Picasso e DS3 – e os resultados mostraram que, em comparação com os testes laboratoriais, os teste reais indicam valores 30 a 40% piores do que os oficiais (os NEDC – New European Driving Test).

Por exemplo, para o Peugeot 308 os resultados NEDC indicam 3,2 litros/100 km enquanto os testes feitos em colaboração com o grupo ambiental europeu Transportes e Ambiente (T&E), mais perto das condições reais de condução, apresentam consumos de 5 litros aos 100 km.

A explicação para a diferença foi avançada por Gilles Le Borgne, chefe da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA: “Um terço explica-se pelo tipo de condução, outro terço pelo peso do automóvel e o outro terço pela utilização do equipamento”, asseverou.

De acordo com Le Borgne, os testes NEDC incidem sobre veículos mais leves (não vêm equipados com as opções mais populares) e não têm em conta a utilização dos equipamentos (como o ar condicionado ou até o rádio).

A PSA e a Opel antecipam assim os planos dos reguladores europeus que prevêem a substituição dos testes NEDC pelos WLTP em 2017. O objetivo é voltar a fazer com que os motores diesel recuperem a confiança dos consumidores após o caso das emissões poluentes da Volkswagen.

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