Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vendas de SUV compactos premium vão duplicar

Volvo XC40 illustration

As vendas de SUV e crossovers compactos premium na Europa deverão disparar este ano e duplicar até 2020, com a chegada a este segmento de mercado de novas marcas, como a Volvo e a Infiniti prevê a IHS Automotive.

No ano passado as vendas no segmento recuaram 5%, para 238.880 unidades, segundo dados da Jato Dynamics citados pela Automotive News Europe. O facto do BMW X1 ter estado grande parte do ano em fase de runout da primeira geração justifica parcialmente esta quebra.

As vendas do X1 caíram 35%, no ano passado, com a chegada da segunda geração do modelo, no Outono, a não compensar os maus números dos primeiros três trimestres. A BMW, que em 2014 ocupara a segunda posição no ranking do segmento, atrás apenas do líder Audi Q3, baixou para a quarta posição, ultrapassada pelo novo Mercedes-Benz GLA e pelo Range Rover Evoque.

O Land Rover Freelander, substituído em fevereiro pelo novo Land Rover Discovery Sport, perdeu metade das vendas de 2014.

Em 2015, o segmento foi dominado por estes quatro modelos, mas o cenário tenderá a mudar com entrada no mercado do Infintini QX30, um modelo que tem como base o Mercedes-Benz GLA. A Infiniti espera vender 15 mil unidades do QX30 no primeiro ano.

Outra novidade será o SUV compacto da Volvo (imagem), que segundo a Automotive News deverá seguir a nomenclatura habitual dos modelos da marca e adotar a designação XC40 (XC de SUV e 40 da gama de modelos compactos da marca sueca). Chegada ao mercado agendada para 2018.

Este novo modelo será o primeiro Volvo a utilizar a nova arquitetura compacta modular (CMA, da sigla em inglês Compact Modular Arquitecture) e será produzido na fábrica belga de Ghent, segundo as fontes da Automotive News Europe.

A IHS também prevê que a Jaguar Land Rover alargue o seu lineup com um novo SUV compacto da Jaguar, que deverá ficar posicionado no segmento imediatamente abaixo do recém-apresentado F-Pace, que será lançado ainda este ano. De acordo com as projeções da IHS, o SUV compacto da Jaguar poderá vender 25 mil unidades/ano na Europa.

A apetência crescente do consumidor por SUV e crossovers premium está também levar as marcas generalistas a lançarem versões premium dos seus modelos. No Salão de Genebra, a Nissan apresentou um concept que antecipa uma futura versão luxuosa de topo de gama do Qashqai e o mesmo aconteceu com a Ford, que exibiu um Kuga Vignale, para concorrer com as marcas premium.

Na Europa, a Alemanha é o maior mercado para os SUV e crossovers compactos premium com mais de 63,5 milhares de registos em 2015, seguida pelo Reino Unido (51,2 mil) e Itália (30 mil).

Mercedes-Benz GLA lidera em Portugal

Em Portugal, o Mercedes-Benz GLA foi o líder destacado deste segmento em 2015, o seu primeiro ano completo no mercado, com 1160 unidades e 46% de quota, equivalente a um crescimento homólogo das vendas superior a 60%

O Audi Q3, alvo de uma atualização no início de 2015, fechou o ano com 608 unidades e 25% de quota, em ganho de 47%v face a 2014 e o Range Rover Evoque (439 unidades) ultrapassou o BMW X1 (224), enquanto o Land Rover Discovery Sport, o substituto do Freelancder que chegou ao mercado em fevereiro, somou 93 unidades.

 

Top dos SUV premium na Europa

Marca/modelo  ……….. vendas … variação

1º   Audi Q3 …………………….. 382.040 ….. +7,2%

2º   Mercedes-Benz GLA …….. 64.472 ….. +4,3%

3º   Range Rover Evoque …….. 51.566 ….. +1,2%

4º   BMW  X1 ……………………. 40.339 ….. -35,0%

5º   Land Rover Freelander ……… 331 ….. -98,%

Fonte. Jato Dynamics

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...