Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Europa chega a acordo sobre autónomos e carros conectados

acordo amesterdão

Os ministros dos Transportes da Europa, a Comissão Europeia e a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA) chegaram a acordo sobre a cooperação no domínio dos veículos conectados e autónomos.

Na ‘Declaração de Amesterdão’, aprovada hoje durante o Conselho Informal de Transportes organizada pela presidência holandesa da União Europeia (UE), todas as partes concordaram em trabalhar em conjunto para garantir uma implementação bem-sucedida dessas tecnologias inteligentes por toda a Europa.

“Os autónomos e os veículos conectados serão parte importante da nossa resposta aos futuros desafios que a mobilidade nos colocará – quer em termos de equilíbrio, quer em termos de proteção ambiental e segurança. Esta revolução está a moldar a nossa indústria a um ritmo muito rápido e temos por isso muitos desafios para enfrentar”, afirmou Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA.

De modo a superar estes desafios, será essencial adaptar as regras de trânsito, melhorar as infra-estruturas digitais, estabelecer regras claras sobre responsabilidade, assegurar a proteção dos dados pessoais dos cidadãos, aumentar o financiamento para a investigação e inovação, e promover testes operacionais.

“A nossa indústria automóvel congratula-se com a Declaração de Amesterdão como um marco importante que promove a cooperação necessária entre os fabricantes, os governos e as instituições da UE”, concluiu Jonnaert.

“Hoje, pela primeira vez, falámos a nível político sobre veículos autónomos e conectados, e quais as medidas necessárias a tomar para a sua introdução na Europa”, declarou Melanie Schultz van Haegen, a ministra holandesa de Infraestruturas e Meio Ambiente.

Após a reunião do Conselho, Jonnaert, os ministros dos Transportes e Violeta Bulc, Comissária Europeia dos Transportes, foram conduzidos através de Amesterdão por autónomos conectados cedidos pela ACEA.

acordo amesterdão

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...