Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Inspirado na competição: Aston Martin Vantage GT8

A Aston Martin revelou aquele que é o seu modelo de produção mais rápido e exclusivo, o novo Vantage GT8 inspirado diretamente no programa de competição GTE. Com diversos triunfos nas competições de velocidade internacionais, mais notoriamente em Le Mans (tanto à geral, em 1959, como nas categorias GT3 e GT4), a Aston Martin procura homenagear esse mesmo legado de sucesso com um modelo de produção fortemente inspirado nas pistas.

Ao contrário do Vulcan, que também bebia muita da sua inspiração no mundo da competição, mas que se limita a um programa de participação em pista, o Vantage GT8 pode ser utilizado em estrada aberta. Tem como inspiração primordial o V8 Vantage GTE que competirá este ano no Mundial de Endurance (WEC), recorrendo a uma carroçaria ligeira (e mais larga) com utilização extensiva de fibra de carbono pensada para elevada eficiência aerodinâmica em elementos como o splitter dianteiro, para-choques dianteiro e traseiro, cavas das rodas, longarina e difusor traseiro. A dinâmica foi melhorada através da redefinição de diversos elementos do chassis, como a suspensão, sistema de travagem e direção, além do motor V8 de 4.7 litros que debita 446 cv de potência. Este pode ser acoplado a caixa manual de seis velocidades ou a automática de sete Sportshift II com patilhas atrás do volante para passagens de relações.

De resto, a redução do peso foi outra das premissas tidas em conta para este modelo exclusivo a apenas 150 unidades. Para tal, conta com uma bateria de iões de lítio de série, enquanto outras peças em fibra de carbono podem baixar ainda mais o peso total deste Aston Martin, como os opcionais capot em carbono, óculo traseiro e janelas laterais traseiros em policarbonato e saída de escape central em titânio. Em conjunto com os bancos em fibra de carbono de série (com ajuste manual) e painéis das portas em carbono, o Vantage GT8 pode poupar até 100 kg no total, tornando-se no modelo da gama Vantage mais leve de sempre. Mas nem tudo é pensado para a pista: mantém o sistema de ar condicionado, um sistema de áudio de 160 W e o mais recente sistema de infoentretenimento AMi III.

Esteticamente, o Vantage GT8 distingue-se ainda pelas jantes com composição em magnésio (opcionais) de sete raios, sendo que de série surge com jantes de 5 raios de novo desenho. Tanto uma como a outra dispõem de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.

Quem procurar um visual mais extremo, a Aston Martin pode configurar o pacote opcional Aero Pack, que acrescenta uma generosa asa traseira e elementos adicionais nos cantos do splitter dianteiro.

“Há muito tempo que tínhamos o desejo de criar um carro de estrada que refletisse verdadeiramente a nossa atividade em Le Mans. Com o Vantage GT8, conseguimos finalmente atingi-lo. Ao focarmos a nossa atenção na redução do peso e na aerodinâmica conseguimos levar o V8 Vantage para um nível de agilidade e de agressividade completamente diferente”, referiu David King, diretor de Projetos Especiais e Competição da Aston Martin.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão