Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carregamento wireless de 20 kW para acabar com ansiedade de autonomia

O Departamento de Engenharia do Laboratório Nacional de Oak Ridge apresentou um novo sistema de carregamento wireless de 20 kW que promete colocar um ponto final nas preocupações de ansiedade dos veículos elétricos.

Revelado no final da semana passada, este sistema consegue apresentar uma elevada percentagem de eficiência – 90% – a partir do seu sistema de carregamento por indução de 20 kW, o que abre boas perspetivas para a sua passagem à produção e implementação na vida real. Na prática, este sistema poderia proporcionar um carregamento rápido por exemplo ao ser estacionado num lugar equipado com o mesmo numa ida ao centro comercial, sem necessidade de cabos.

Em comunicado, o Laboratório indica mesmo que os engenheiros também estão a trabalhar numa evolução do sistema de carregamento wireless de capacidade “dinâmica”, ou seja, em movimento.

“Fizemos progressos tremendos”, começa por explicar Madhu Chnithavali, líder de desenvolvimento da equipa de Eletrónica de Alta Capacidade, indicando ainda que esta tecnologia está perto da sua fase de produção.

Na calha está o desenvolvimento também de um sistema de carregamento do mesmo género, mas de 50 kW de capacidade, sem que tal acarrete problemas de saúde para os seres vivos, já que como explica Chinthavali, “os campos magnéticos de alta frequência utilizados na transferência de energia através de um largo espaço estão canalizados e protegidos. Tal significa que os campos magnéticos decrescem rapidamente para níveis bem inferiors aos estabelecidos pelos padrões internacionais, mesmo no interior do veículo para elevada segurança dos ocupanes”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...