Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Hyundai i20 Active e i20 Coupé: as novas facetas do bem-sucedido i20

Num ano que se está a revelar bastante bem-sucedido para a Hyundai, com a marca a rever em alta as suas previsões de crescimento para o mercado nacional, este início de segundo trimestre está repleto de novidades, em especial com a chegada de novos modelos, novas motorizações e novas edições especiais Go! a propósito do patrocínio da Hyundai ao Europeu de 2016 de futebol.

Um dos principais destaques desta leva de novidades da Hyundai é a introdução do motor 1.0 T-GDI, pequena unidade turbo a gasolina em duas variantes de potência – 100 cv e 120 cv (esta última por enquanto para o i20 Coupé) – para a gama i20. A versão de 120 cv estará disponível também no Hyundai i20 de cinco portas. Outros destaques passam pelo lançamento de novas versões i20 Active (uma variante mais talhada para a aventura fora do asfalto) e para o i20 Coupé, que aposta num visual mais desportivo.

Começando pelas novas variantes do i20, a Active conta com suspensão revista, aumentando a distância ao solo em 20 mm face ao modelo de cinco portas, o que se repercute numa distância ao solo de 160 mm, barras do tejadilho, proteções inferiores da carroçaria (em todas as vertentes) e jantes de liga leve de 17 polegadas, entre outros apontamentos estéticos que conferem a este modelo um ar mais robusto.

No interior, também se registaram melhorias diversas, incluindo pedais em alumínio e cor Tangerine Orange (laranja) ao passo que a cor Morning Blue (azul) é também exclusiva no i20 Active. Este modelo está disponível em duas variantes de motor, com as escolhas a recaírem entre o 1.0 T.GDI de 100 cv e o 1.4 CRDi de 90 cv, com o primeiro a ter um custo de 19.450 euros e o segundo de 23.050 euros nas variantes de entrada, embora a marca ofereça 3600 euros em campanha de financiamento com oferta do programa de manutenção de cinco anos ou 100.000 quilómetros.

O i20 em modo desportivo

Pela primeira vez, a Hyundai criou um automóvel do segmento B de três portas, que é significativamente diferente do modelo de cinco portas. Embora a marca reconheça que se trata de um sub-segmento em queda, até mesmo com algum desinteresse crescente por parte das marcas rivais, a Hyundai não quis deixar de apostar num produto jovem e dinâmico, que se revela importante pelo aspeto.

Contudo, não se trata apenas de ligeiro retoque em comparação com o i20 de cinco portas. Os pilares A, B e C diferem do i20 de cinco portas, permitindo ao Coupé ter um perfil próprio e dinâmico graças a um tejadilho inclinado e 25 mm mais baixo. O novo i20 Coupé foi desenhado com uma grelha dianteira hexagonal inversa, combinando os novos frisos das embaladeiras laterais e um spoiler traseiro desportivo.

Na traseira, novos faróis traseiros e jantes de liga leve de 17 polegadas reforçam o seu aspeto desportivo. Verificam-se ainda acabamentos ao longo do exterior e interior do i20 Coupe, incluindo a pintura exterior “Tangerine Orange” combinada com um interior em tons laranja, exclusivamente para o i20 Coupé.

Esta nova versão surge equipada com motor 1.0 T-GDI de 120 cv, com um preço de 20.495 euros, sendo que com campanha de financiamento recebe um desconto de 2850 euros, manutenção programada de cinco anos ou 100.000 quilómetros, além do sistema de infoentretenimento composto por navegação, ecrã tátil de 7” e câmara traseira).

Motor vivaço

A Automonitor pôde experimentar o novo motor 1.0 T-GDI de 100 cv associado a caixa de cinco velocidades no i20 de 5 portas e também na sua versão Active, primando por uma elevada disponibilidade desde baixos regimes, o que contribui para uma condução bastante despachada e sem necessidade excessiva de recurso à caixa.

Com 172 Nm de binário às 1500 rpm, este motor apresta-se a ganhar velocidade com prontidão, embora exista um ligeiro momento de ‘poço’ quando se passa de relação, o que pode estar relacionado com a pouca quilometragem da versão com que efetuámos este contacto inicial. Contudo, as recuperações são muito interessante e este mostra-se um modelo bastante competente, sobretudo ao ganhar velocidade e em percursos tanto em cidade, como em via rápida. Nota, ainda, para o efeito notório da entrada em ‘ação’ do turbo, sentindo-se claramente na condução.

Resta esperar por um ensaio mais completo destas unidades para se ter uma aferição mais profunda deste novo motor de três cilindros que, para já, se pauta pelas sensações muito positivas.

Versões especiais futebolísticas GO! já têm preço

A marca detalhou ainda as suas edições especiais GO! associadas ao seu patrocínio do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 que se vai realizar em França. Esta edição especial caracteriza-se por equipamentos adicionais que reforçam o apelo dos modelos i10, i20 e i30, indo até aos 4300 euros em ofertas.

Os modelos da Edição Especial GO! destacam-se devido aos detalhes exclusivos em  azul e branco e o forro do tejadilho de cor preta (no i20 e no i30) no interior, às jantes em liga leve, aos vidros escurecidos nas portas e óculo traseiros. Assim, por exemplo, o Hyundai i10 GO! passa a oferecer de série vidros escurecidos, decoração exclusiva dos bancos, volante e alavanca da caixa de velocidades bem como uma decoração exclusiva da consola central, o mesmo sucedendo com o i20 GO!, que recebe o mesmo tratamento e equipamentos especiais.

Esta versão apresenta também um design interior específico, com costuras em azul e branco nos contornos dos bancos, volante e alavanca da caixa de velocidades e decoração azul nas saídas de ventilação. O forro do tejadilho em preto adiciona um ambiente desportivo e as novas jantes de liga leve complementam o design.

Por último, o Hyundai i30 GO! distingue-se com um exterior elegante onde inclui jantes em liga leve 16’’ no GO! ou jantes de liga leve de 17 polegadas no GO!+ e no interior possui decorações metalizadas exclusivas na consola central, nas saídas de ventilação e nas portas. Finalmente o GO!+ inclui também um teto panorâmico de abertura elétrica.

O i10 GO! está disponível com o motor 1.0 MPi de 67 cv de potência, contando com um preço inicial de 12.995 euros, embora conte com um desconto de 1500 euros com o financiamento da marca, ao passo que o i20 GO! assenta em três ofertas – 1.2 MPi de 84 cv (16.550 euros), 1.0 T-GDI de 100 cv (17.200 euros) e 1.1 CRDi de 75 cv (19.860 euros) -, todas elas com uma campanha de 4700 euros com financiamento, incluindo também cinco anos de manutenção programada e as habituais ofertas de cinco anos de garantia e manutenção programada de cinco anos ou 100.000 km.

Já o i30 divide-se em edições GO! e GO!+ para motores 1.6 CRDi de 110 cv e 1.6 CRDi de 136 cv (esta no caso da GO!+) com caixas manual de seis velocidades ou automática DCT de 7 relações. Além do equipamento igualmente proposto para os outros modelos – como as inserções azuis no interior, frisos de proteção no exterior ou as costuras a azul e branco no volante e bancos, por exemplo – esta versão do i30 GO! recebe ainda o pack de infoentretenimento composto por sistema de navegação, câmara auxiliar ao estacionamento traseiro e ecrã tátil de 7 polegadas.

Os preços iniciam-se nos 26.740 euros para o i30 GO! 5 portas de 110 cv (27.535€ na carrinha) e nos 28.850 euros para o i30 GO! com motor de 136 cv (29.600€ na carrinha). As versões com caixa DCT7 têm um ligeiro acréscimo de valor, a começar nos 28.940 euros (para o 5 portas de 110 cv) e culminando nos 31.860 euros da carrinha na edição especial GO!+ DCT.

A marca dispõe, ainda de ofertas no valor de 6550 euros (com financiamento), incluindo manutenção programada de cinco anos ou 100.000 km.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...