Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford Mustang original de 1965 à venda em Portugal

Ford Mustant SV

O Stand virtual tem à venda um Ford Mustang cabrio de 1965, um modelo da primeira geração do icónico desportivo da marca americana, com o motor 3,3 litros “T-Code” de 120 cv. O modelo em questão (foto) é um cabrio com 82 mil quilómetros, estofos e interiores vermelhos e mantendo o volante, o rádio e o fabuloso painel de instrumentos original.

O Ford Mustang foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Nova Iorque de 1964 e começou a ser vendido no ano seguinte. Estava disponível com carroçaria coupé 2 portas e cabrio, mas sempre com quatro espaçosos lugares e era apresentado como uma versão desportiva do Ford Falcon, um modelo familiar de dimensões compactas e com grande sucesso junta das famílias americanas, com quem partilhava alguns dos elementos mecânicos.

John Najjar, um dos designers do Mustang original e grande fã de aviões de combate, foi buscar o nome de batismo deste novo modelo à raça de cavalos dos índios norte-americanos, que também era utilizado no caça P51 Mustang da USAF, a força aérea dos Estados Unidos. O nome estava em linha com o espírito desportivo do modelo.

O Mustang foi aliás o primeiro dos chamados “pony cars” americanos, com o seu design musculado, o longo capot dianteiro e uma gama de motores potentes, desde o V6 2.9 litros de 101 cv de potência ao V8 4.8 litros de 271 cv.

Até 1974, quando a Ford decidiu lançar a segunda geração do modelo, o Mustang sofreu algumas pequenas atualizações estéticas, ao mesmo tempo que a gama ia sendo enriquecida como novas versões (como as desportivas Fastback e Mach1) e motorizações cada vez mais potentes. O Mustang V8 7.0 litros, por exemplo, debitava 390 cv.

A motorização 3.3 litros do Mustang que está à venda em Portugal foi introduzida na gama em de 1965 e depressa se tornou numa das mais populares.

O enorme sucesso – mais de 1 milhão de unidades vendidas –, fez a Ford manter o Mustang no seu catálogo desde então. O Mustang vai hoje na sexta geração (lançada em 2015), e é um dos modelos de maior sucesso comercial da história da Ford.

Apesar de importado para a Europa, o Mustang nunca encontrou deste lado do Atlântico o sucesso que teve nos EUA, o que faz dos exemplares mais antigos autênticas raridades.

Até porque a Ford Europa optou por investir numa espécie de Mustang europeizado, criando aquele que viria a transformar-se num dos seus modelos com maior palmarés desportivo: o saudoso Ford Capri

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Adidas espera crescer à boleia de Beyoncé