Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Portugal tem a melhor fábrica do mundo de caixas de velocidade Renault

Renault_73801_global_en

A Renault Cacia foi distinguida como a melhor fábrica de caixa de velocidades do Grupo Renault em todo o mundo – um prémio relativo ao desempenho em 2015.

Com o objetivo de fomentar a competitividade entre todas as suas unidades industriais espalhadas pelo mundo, o Grupo Renault estabelece todos os anos um ranking baseado nos critérios Qualidade da Produção, Prazo, Escoamento da Produção e Performance Global.

Se, em 2015, cerca de 20% dos automóveis vendidos pelo Grupo Renault em todo o mundo foram equipados com caixas de velocidades produzidas em Cacia, a verdade é que a produção da unidade estende-se a outros componentes.

Face à variedade de componentes produzidos em Cacia estima-se que a maioria dos Renault que circulam em todo o mundo integrem (pelo menos) uma componente produzida em Portugal.

Crescimento de 7% em 2015

Com um volume de negócios no ano passado de 280,6 milhões de euros – um crescimento de 7% em relação a 2014 –, a Renault Cacia produziu caixas de velocidades e outros componentes mecânicos para caixas e motores, para 14 países, distribuídos por quatro continentes.

Mais de setenta por cento do volume de negócios da fábrica diz respeito à produção de caixas de velocidades e componentes, com a restante percentagem a dizer respeito a diversos componentes para motores a gasolina, bombas de óleo (do qual é o maior fornecedor de todo o Grupo Renault), árvores de equilibragem e outros.

Fábrica 100% exportadora

Com início de atividade em setembro de 1981 e situada num complexo industrial de 340 mil m² de área total (dos quais 70 mil são de área coberta), a Renault Cacia é a segunda maior unidade industrial de construtores automóveis em Portugal em número de colaboradores e a maior unidade industrial do distrito de Aveiro.

A fábrica exporta cem por cento do que produz e, mesmo com a conjuntura económica desfavorável, nunca deixou de aumentar a produção, criar emprego e fazer importantes investimentos – desde 2009, o volume de investimentos foi de quase 80 milhões de euros (só em 2015 foram investidos 12,8 milhões).

renault cacia

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA