Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota retoma produção no Japão na próxima semana

A Toyota anunciou que planeia retomar a produção na maior parte das suas fábricas japonesas já a partir da próxima segunda-feira, depois da paragem forçada pelo terramoto que afetou as unidades de produção da Aisin Siekin, um dos principais fornecedores da empresa.

O rápido rearranque da produção foi possível porque a Toyota conseguiu substituir os fornecimentos de peças da Aisin Siekin pelo de outras empresas japonesas, chinesas e mexicanas.

Os planos do grupo apontam para que a 28 de abril quase todas as unidades esteja de novo em atividade, apesar de algumas manterem ainda níveis de produção abaixo dos anteriores ao terramoto.

As fábricas da Lexus em Motomachi, na região central do Japão, e de Miyata, nas proximidades da zona do terramoto, de onde saem os crossovers das gamas RX e NX, o compacto híbrido CTh e as berlinas GS e ES, manter-se-ão por enquanto encerradas, não tendo sido ainda anunciada datas para o restart da produção.

A unidade de Tahara, que produz os restantes modelos Lexus, incluinco do SUV GX, as berlinas IS e LS e o coupé RC, bem como o SUV Toyota 4Runner, recomeçarão a operar a 28 de abril.

De acordo com estimativas dos analistas, referidas pela Automotive News Europe, uma semana inteira de produção da Toyota corresponde a cerca de 90 mil veículos, pelo que uma paragem semanal implica uma perda total entre os 458,1 e os 641,5 milhões de dólares.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...