Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota Prius é o primeiro a passar no novo teste de segurança da Euro NCAP

euro ncap

O Toyota Prius foi o primeiro automóvel a receber cinco estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP que passam a incluir mais preponderância para os sistemas de travagem de emergência (AEB). Já o Suzuki Baleno foi o primeiro a contar com uma outra novidade na forma de notas duplas para o mesmo carro.

Os novos sistemas de travagem de emergência não são apenas capazes de detectar outros veículos, mas também peões em risco de serem atropelado. Travando automaticamente o automóvel, o sistema ajuda a mitigar ou mesmo evitar uma colisão.

Os testes ao Toyota Prius (equipado com o sistema standard de segurança) demonstraram que o AEB está otimizado e permitiram assim ao veículo da marca nipónica tornar-se no primeiro a receber uma classificação de cinco estrelas em 2016.

Já o Suzuki Baleno recebeu três estrelas com base nos equipamentos de segurança de série. Para além do sistema standard de segurança, o Baleno tem disponível um pack ‘Radar Brake Support’ que inclui um sistema AEB citadino e outro Inter-Urbano.

Com o pack incluído, o Baleno alcançou quatro estrelas e é o primeiro veículo a ser avaliado sob esta nova classificação dupla.

2016-toyota-prius-euro-ncap-0

Assim, a partir deste ano, a Euro NCAP permite duas classificações de estrelas para o mesmo veículo: padrão e especial. A classificação padrão (ou standard) tem por base o sistema base de segurança comum à gama de modelos comercializados na Europa dos 28. Já a classificação especial tem a ver com o pack extra de segurança que o fabricante pode disponibilizar para determinado modelo.

“A inclusão do sistema de travagem de emergência AEB na avaliação final é um marco importante no desenvolvimento da segurança automóvel que irá ajudar à proliferação desta tecnologia em todos os segmentos do mercado. Ao mesmo tempo, a classificação dupla serve para fornecer informações mais precisas e claras aos consumidores sobre os mais recentes sistemas de segurança disponíveis no mercado”, afirmou o Dr. Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP.

Veja o teste ao Toyota Prius:

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]PLACE_LINK_HERE[/youtube]

 

Sobre a classificação dupla, ouça (em inglês) as explicações do Dr. Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP:

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]PLACE_LINK_HERE[/youtube]

 

Para aceder ao site da Euro NCAP, clique aqui (em inglês).

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA