Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford Mustang: o coupé desportivo mais vendido do mundo

MustangDeauville2015_LR

No primeiro ano em que ficou disponível à escala global, o Ford Mustang na variante Fastback tornou-se no coupé desportivo mais vendido do mundo: cerca de 110 mil unidades vendidas, de acordo com a empresa IHS Automotive.

Apesar de disponibilidade limitada durante grande parte do ano, o recorde foi alcançado graças a mercados-chave como o Reino Unido e a China. Para além disso, a Ford vendeu cerca de 30 mil unidades Convertible do Mustang, que contribuíram para um total de 141.868 veículos registados, tornando o Mustang o desportivo de duas portas mais vendido do mundo.

“Há décadas que os consumidores norte-americanos têm apreciado diversos modelos desportivos estrangeiros, pelo que era chegada a altura de retribuírem esse favor com o lançamento mundial do novo Mustang”, afirmou Erich Merkle, analista de vendas da Ford.

Os dados globais de 2015 sugerem que o Mustang tem espaço para crescer no exterior este ano, já que muitos mercados estão a começar a receber o total das suas encomendas – com destaque para os Mustang equipados com blocos V8.

O Mustang na Europa

Até à data e na Europa, são já mais de 16.600 os clientes que encomendaram um Mustang, colocado à venda pela primeira vez no verão passado.

Diversos mercados importantes, incluindo o do Reino Unido, começaram a vender o Mustang no quarto trimestre de 2015 – o total de vendas no mercado britânico atingiu as 3.500 unidades, com os primeiros 1000 carros a serem entregues em março.

Já na Alemanha, o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido em março último, segundo dados divulgados pela KBA, a Autoridade Federal Alemã de Transportes Motorizados. O bloco V8 de 5.0 litros é o preferido dos clientes alemães, país que, adicionalmente, tem a maior taxa de preferência a nível internacional para a variante descapotável (Mustang Convertible), com uma venda em cada três unidades.

Também em França o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido no mês passado, de acordo com os dados da Associação Auxiliar do Automóvel.

Recorde-se que o Mustang está à venda na Europa com um motor Ford V8 de 5.0 litros, de 421 cv, ou com o bloco de menores consumos de 2,3 litros EcoBoost, de 317 cv. Ambos estão disponíveis com caixas de seis velocidades, manual ou automática. Nas respetivas versões Fastback de caixa manual, o Mustang 5.0 V8 atinge 100 km/h em 4,8 segundos – menos 1 segundo do que o Mustang 2.3 EcoBoost.

No final da primavera serão adicionadas três novas cores (Branco Platinum, Azul Grabber e Azul Lightning) ao Mustang ‘europeu’ e no verão o novo sistema SYNC 3 de comunicações e entretenimento fará parte do equipamento disponível.

Ásia, Médio Oriente e África

No quarto trimestre de 2015, o Mustang também foi o coupé desportivo mais vendido na China, depois de normalizados os volumes de exportações, entretanto chegados aos concessionários locais, de acordo com os dados do IHS.

Nos seus primeiros três meses de vendas na Austrália, o modelo foi também o coupé desportivo mais vendido – a procura foi tão grande que o Pony Car estava já esgotado até 2017, mas entretanto a marca adjudicou duas mil unidades adicionais.

O crescimento de vendas na África do Sul, Chipre e Malta estão a ajudar a aumentar os volumes mundiais.

Liderança norte-americana

Em março último, os 12.563 registos de vendas do Mustang nos EUA superaram as 12.248 unidades combinadas do novo Chevrolet Camaro e Dodge Challenger, de acordo com os dados publicados.

No Canadá, o Mustang superou o Camaro todos os anos desde 1985, de acordo com os dados da Associação Canadiana de Fabricantes de Veículos.

Também no México e de acordo com dados do IHS, o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido no ano passado, registando-se um crescimento de 176% no país, face a 2014.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...