Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen paga 4.425 euros a cada lesado nos EUA e recompra 500 mil carros

Volkswagen-logo-on-2015-Volkswagen-Golf-SportWagen-02

A Volkswagen e as autoridades norte-americanas terão chegado a um princípio de acordo para resolver a questão da fraude nos testes às emissões poluentes dos veículos diesel: o grupo alemão deverá indemnizar cada cliente lesado  com 5 mil dólares (cerca de 4425 euros) e recomprar 500 mil automóveis adulterados.

Segundo o jornal alemão Die Welt e a Reuters, estas deverão ser as propostas que o grupo germânico apresentará hoje numa reunião no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, em São Francisco, pelas 08:00 locais (16:00 em Lisboa) – presidido pelo juiz Charles Breyer – se quiser evitar um julgamento este verão nos EUA.

O diário alemão, que cita fontes ligadas ao processo, revela que a Volkswagen terá colocado de lado cerca de 6.700 milhões de euros para fazer frente aos custos da manipulação do software que mede as emissões de gases. Mas deverá aumentar significativamente essa quantia para os mil milhões, revelou a Reuters.

Relativamente à recompra de veículos alterados, o fabricante alemão deverá proceder desse modo para os modelos Jetta, Golf, Audi A3 e SUV da Porsche.

No seguimento destas informações, as ações em bolsa da VW nos EUA subiram quase 6%.

Já em relação aos lesados na Europa, o diário germânico cita o advogado alemão Christopher Rother que afirma que vão procurar obter junto da marca germânica um acordo semelhante ao dos EUA.

Em Portugal, haverá 125.491 veículos afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen, de acordo com a Lusa que cita o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho criado pelo anterior governo de Pedro Passos Coelho.

Pormenores sobre o modo como o grupo da Volkwagen procederá ao pagamento das indemnizações e à recompra dos veículos diesel afetados ainda não são conhecidos.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão