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Governo alemão impõe recall a VW, Mercedes, Audi, Opel e Porsche

emissões

O governo alemão vai obrigar a Volkswagen, Audi, Mercedes-Benz, Opel e Porsche a fazer um recall de 630 mil veículos, para corrigirem um problema detetado no software que controla as emissões de nitrogénio (NOx) dos seus motores diesel, refere a agência Bloomberg. Dos grandes grupos automóveis do país, só a BMW escapou ao crivo das autoridades.

O recall segue-se aos testes que o governo realizou a um grande número de veículos, como parte da investigação aos níveis de emissões de NOx dos motores diesel, despoletada depois de ter sido conhecido que o grupo Volkswagen utilizada um software ilegal para falsear os testes de controlo de emissões. Apesar do recall abranger outras marcas, os investigadores concluíram que apenas o sofware usado pelo grupo Volkswagen é ilegal.

As investigações realizadas na Alemanha e nos restantes países europeus descobriram que vários fabricantes aproveitaram uma brecha legal que lhes permitiu iludir os testes e obter níveis de emissões mais baixos que os registados em condições normais de utilização dos veículos.

“O que ficou claro é que há truques legais que toda a indústria automóvel está a usar para passar nos testes de emissões”, explicou à Automotive News Europe, Stefan Bratzel, diretor do Center of Automotive Management da Universidade de Ciências Aplicadas de Bergisch Gladbach, na Alemanha. “A questão agora é saber se isto é apenas o princípio, ou se haverá ainda mais coisas a descobrir”, adiantou.

“Apesar de legais, o software do sistema de gestão do software do motor usado para reduz<ir as emissões não pode ser considerado legítimo e dá uma má imagem da indústria no seu todo”.

Por todo o mundo, começam agora a surgir notícias sobre o recurso a sofisticados softwares que desligam os sistemas de tratamento de emissões para melhorar a performamce dos motores e alargar o prazo entre revisões, recorda a Automotive News Europe

Raid às fábricas de Peugeot em França

A Daimler, casa-mãe da Mercedes-Benz, reconheceu ontem que o Departamento de Justiça dos EUA lhe comunicou que vai investigar o processo de certificação dos seus modelos. Para já, a marca decidiu avançar com um processo interno de averiguação.

Na terça-feira, o ministro dos transportes britânico divulgou que todos os 37 modelos que sujeitou a ensaios de emissões em condições reais de condução ultrapassaram os níveis legalmente permitidos de emissões de NOx. Ao mesmo tempo, em França, o grupo PSA, que controla a Peugeot, Citroen e DS, estava a ser alvo de um raid das autoridades francesas com vista a investigar os níveis de emissões de NOx nos veículos com motores diedsel produzidos nas suas fábricas de Saint-Ouen, Velizy, La Garenne-Colombes, Carrieres-sous-Poissy e Montbeliard.

O ministro francês justificou a operação com indícios de anomalias nos testes de emissões, detetados após uma centena de ensaios em modelos à venda em França.

 

 

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