Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Shell revela concept de elevada eficiência

Shell Concept Car_angle profile front facing

A Shell revelou um concept de um modelo citadino que, se entrasse em produção, poderia resultar na redução significativa de energia no setor dos transportes. Este pequeno automóvel com três lugares é apresentado pela companhia petrolífera como uma “prova tangível de que as melhorias na eficiência energética podem ser alcançadas com a utilização de tecnologias vanguardistas disponíveis através de um processo de ‘coengenharia’ em que a carroçaria, o desenho do motor e os lubrificantes são criados em conjunto”.

Testes indepednentes citados pela Shell apontam para uma redução de 34% na utilização de energia primária ao longo do ciclo de vida deste modelo em comparação com um citadino típico, sendo ainda cerca de 69% mais eficiente em termos energéticos do que um SUV.

Este concept surge como uma revisão do concept original do T.25 projetado por Gordon Murray em 2010 para o qual a Shell produziu um tipo de óleo ainda em protótipo de forma a melhorar a eficiência do veículo. O novo carro resulta da estreita colaboração entre projetistas de automóveis, motores e de lubrificantes para que funcionem em perfeita combinação entre si.

O consumo de gasolina deste concept registou uma melhoria em termos de eficiência para uma média de 2,64 l/100 km quando circula a 70 km/h e uma melhoria de 4.67 g/km de CO2 no ciclo NEDC. O Shell Concept Car foi testado no Reino Unido por uma empresa independente a par de outros modelos e permitiu aquilatar uma redução de 28% nas emissões de CO2 face a um citadino a gasolina comum e de 32% face a um híbrido.

Créditos: Shell/Justin Leighton
Créditos: Shell/Justin Leighton
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Adidas espera crescer à boleia de Beyoncé