Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vendas de comerciais na UE sobem 8,0% em março

comerciais pesados

As vendas de veículos comerciais na União Europeia continuam a crescer, denotando a recuperação que o setor automóvel tem vindo a evidenciar ao longo dos últimos tempos. Com efeito, o mês de março é o 15º consecutivo em que este segmento de mercado tem vindo a crescer, desta feita num total de 8,0%, equivalente a 242.049 unidades, de acordo com os mais recentes dados revelados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA).

No acumulado dos veículos comerciais, a procura por veículos comerciais na União Europeia foi transversal aos principais mercados, com Itália a revelar a maior subida, de 29,3%, ao passo que França (+6,4%), Reino Unido (+3,2%) e Alemanha (+2,6%) apresentaram um ritmo de crescimento mais moderado. Em sentido inverso, o mercado Espanhol revelou uma ligeira queda após um período de forte crescimento, descendo 0,6% no mês de março.

Igualmente forte foi o crescimento em Portugal, com um total de 45,9% de subida face ao período homólogo de 2015. No que diz respeito ao total de veículos registados, o mesmo aumentou de 2897 unidades no ano passado para 4227 no terceiro mês deste ano.

No primeiro trimestre do ano, o mercado da União Europeia apresentou uma expansão de 12,1%, para um total de 563.132 unidades face a igual período do ano de 2015, sendo que neste período os mercados Italiano (+27,9%), Espanhol (+10,6%), Francês (+10,2%) e Alemão (+9,2%) mostraram subidas significativas. Também o Reino Unido, o outro dos ‘Big Five’ (os mercados principais da UE), mostrou um crescimento, de 2,2%.

O mercado Português não foge a esta toada, apresentando um crescimento de 22,8% no primeiro trimestre.

Por segmentos, o mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) até às 3.5 toneladas teve um crescimento de 7,6%, num total de 204.157 unidades registadas em março, naquele que foi o 31º mês consecutivo de subida neste segmento específico. O mercado Italiano esteve em grande destaque com uma subida de +32,1%, o mesmo se aplicando a outros países como França (+5,0%), Reino Unido (+3,3%) e Alemanha (+3,0%). De janeiro a março, foram comercializados 466.839 veículos na União Europeia, ou seja, mais 11,3% do eu no mesmo período do ano passado.

Portugal, aproveitando as renovações de muitas das frotas comerciais de empresas antes da entrada em vigor do novo Orçamento do Estado (OE) também mostrou uma subida muito forte, na ordem dos 46,0%, com 3819 veículos vendidos em março. No trimestre, este segmento subiu 20,6% em território nacional, ultrapassando já as oito mil unidades vendidas.

vendas comerciais Mar16

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...