Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Grupo Volkswagen reduz salários do Conselho de Administração

vw-logo-jetta

Face à atual situação financeira do Grupo Volkswagen, o Conselho de Supervisão e o Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft acordarem a redução de salários de diversos membros ao longo do próximo ano fiscal. O grupo teve em linha de conta diversos fatores, como as expectativas públicas e obrigações contratuais antes de tomar esta decisão.

A remuneração dos membros do Conselho Executivo da Volkswagen tinha por base o sucesso económico da companhia ao longo dos anos, numa abordagem a longo-termo. Com os desenvolvimentos financeiros de 2015 a servirem de exceção àquilo que tinha sido a regra em termos de lucros, esta decisão traduz-se na redução dos montantes a serem pagos aos seus responsáveis.

Em resultado dos atuais valores de lucros, que são mais fracos, existirá uma redução na remuneração variável para vários anos e também na performance individual relacionada com os bónus. O mesmo será aplicável à componente de incentivos a quatro anos, que será 25% inferior do que anteriormente. Este efeito será aplicável ao longo dos próximos anos.

Em adição a estas reduções nas componentes variáveis da remuneração do Conselho Executivo, o Conselho de Supervisão aceitou a proposta feita pela Administração para reduzir os salários dos responsáveis de forma voluntária.

No total, a remuneração variável de cada membro do Conselho Executivo irá baixar 39% (de 5.3 milhões de euros em 2014 para 3.2 milhões em 2015). O total da remuneração variável paga em 2016 será, na verdade, mais baixo em 1 milhão de euros (para 2.2 milhões de euros), ou 57% inferior ao valor pago no ano anterior.

Além disso, por sugestão do Conselho de Administração, foi decidido que a remuneração variável para os seus integrantes não será inicialmente paga na íntegra. O pagamento de 30% será adiado por três anos, sendo este montante convertido em ações preferenciais que apenas serão pagas na totalidade quando essas subiram pelo menos 25% no final do período de retenção, comparativamente com o preço de referência inicial.

Isto irá apresentar um risco suplementar, mas também um incentivo para o Conselho de Administração, uma vez que as partes suplementares da remuneração estarão ligadas ao sucesso futuro do Grupo Volkswagen. Esta proposta de remuneração leva em conta o atual momento de crise sofrido pelo grupo germânico e também o potencial de sucesso para o futuro.

“O Conselho de Administração está a fazer um esforço tremendo para reforçar a confiança dos clientes, para motivar os trabalhadores e para salvaguardar o emprego em todas as localizações”, referiu o presidente do grupo, Matthias Müller.

O Presidente do Conselho de Supervisão, Hans Dieter Pötsch, também anunciou que renuncia, com efeitos retroativos, à remuneração para o ano fiscal de 2015 num montante equivalente a 2.3 milhões de euros a seu pedido.

The Chairman of the Supervisory Board, Hans Dieter Pötsch, also stated that he was retroactively waiving part of his variable remuneration for the 2015 fiscal year amounting to €2.3million at his own request.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...