Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi mostra como será a mobilidade integrada do futuro

A Audi apresentou no Salão de Pequim, na China, a sua nova visão de mobilidade conectada com o seu Audi connected mobility, um protótipo baseado no Q3, o SUV compacto da marca Alemã.

Este concept visa oferecer mobilidade desportiva e multifuncional para as grandes cidades repletas de trânsito e para as restrições de circulação, algo que na China começa agora a ganhar relevância em virtude dos crescentes problemas ambientais com a qualidade do ar. Este modelo foi projetado pela Audi Research & Development em Pequim e dirige-se a jovens condutores, destacando-se por uma ‘longboard’ elétrica integrada no para-choques traseiro e que tem um comprimento de 1,05 metros e que permite a sua utilização independente para deslocações urbanas sem emissões e, até, com um toque radical.

O dispositivo auto-carrega a sua bateria sempre que vai integrado no veículo, permitindo dessa forma a sua utilização sempre que necessário. Para a elaboração desta ‘tábua’ versátil foram utilizados materiais como a fibra de carbono e alumínio.

O sistema de infoentretenimento do veículo encontra-se conectado ao calendário do smartphone do utilizador, conseguindo dessa forma projetar um trajeto mais eficiente e rápido tendo em conta o destino do condutor e os dados de trânsito em tempo real. No caso da opção da ‘longboard’ ser mais vantajosa, o sistema irá recomendar um estacionamento próximo e a utilização daquele aparelho elétrico. A informação de navegação sicroniza-se com a ‘app’ Audi MMI Connect no smartphone do utilizador para continuar o trajeto.

A ‘longboard’ tem uma autonomia elétrica de mais de 12 quilómetros, alcançando uma velocidade máxima de 30 km/h, possibilitando utilização em diferentes modos: ‘scooter mode’ com o telefone convenientemente posicionado no guiador amovível para mostrar as indicações de navegação, a velocidade ajustável por via de um controlo remoto colocado no punho direito e, num outro modo, possibilita o transporte de equipamento ou compras de forma remota. Graças à conexão sem fios permite mesmo que siga o seu ‘dono’ de forma ordeira.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...