Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford revela novo motor diesel EcoBlue mais eficiente

ford motor

A Ford deu a conhecer a mais recente evolução dos seu motor diesel, o EcoBlue, que oferece consumos de combustível otimizados e níveis de emissões de CO2 e de NOx mais reduzidos, recorrendo a tecnologias inovadoras e desenho inovador para o propulsor.

Tendo como ponto de partida a mesma premissa que orientou o desenvolvimento dos motores a gasolina EcoBoost, a Ford empenhou-se na criação de uma série de novos blocos altamente eficientes movidos a gasóleo que irão propulsionar os futuros modelos de passageiros e comerciais com níveis de potência entre os 100 cv e os 240 cv. A unidade 2.0 de quatro cilindros estreia na nova Transit e Transit Custom, dois modelos comerciais que se irão destacar pela eficiência e facilidade de condução, de acordo com a marca.

Assim, segundo dados revelados pela Ford, a utilização será melhorada graças ao aumento de 20% no binário disponível logo às 1250 rpm (ou seja, 340 Nm) em comparação com o anterior 2.2 TDCi, sendo assim mais eficaz nas tarefas de condução citadina e em estrada ‘aberta’. Além disso, caracteriza-se, ainda, por ser mais refinado em comparação com os anteriores motores a gasóleo da Ford empregues na gama de comerciais.

Uma nova arquitetura de motor permite uma redução da fricção interna e a implementação de um sistema de combustão mais limpa, com tratamento de gases bastante evoluído em linha com os requisitos futuros da norma Euro VI que serão implementados a partir de setembro de 2016, evidenciando um total de 55% menos de emissões de NOx (óxidos de azoto) em comparação com os padrões Euro V.

Desenvolvido pela Ford no Reino Unido e na Alemanha, este novo motor 2.0 EcoBlue será oferecido inicialmente com potências de 105 cv, 130 cv e de 170 cv nos modelos comerciais. Mas nos modelos de passageiros, a gama deverá crescer com potência até aos 200 cv, surgindo a par de novos motores EcoBlue, incluindo uma unidade de 1.5 litros. De notar que este motor foi criado a partir de uma folha em branco, ostentando diversas técnicas que visam reduzir a fricção interna e melhorar a economia de combustível, com a Ford a adiantar que o mesmo permite reduzir este capítulo em 13%.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão