Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault revela novo Koleos

Renault-Koleos-10

A Renault apresentou o seu mais recente modelo global para atacar o segmento SUV Premium, o Koleos, o qual recupera inspiração de um modelo do passado recente da marca, mas conta com atributos modernos inspirados em modelos como o Talisman ou Espace.

Com estilo bastante inspirado nos maia recentes modelos da marca, como o Kadjar, Mégane ou Talisman, este novo SUV assume-se como a proposta de topo, sendo pensado como um modelo para lançamento à escala global.

Exemplo dessa identidade visual é a assinatura luminosa da secção dianteira, que se pauta pela possibilidade de equipar nalgumas versões faróis Full LED “Pure Vision” que desempenham, simultaneamente, as funções de médios e de máximos. Esta tecnologia, 20% mais potente que um feixe de halogéneo, melhora significativamente a visibilidade noturna.

Lançamento em mais de 80 mercados

Pensado e criado para responder às expetativas dos clientes nos cinco continentes, o novo Koleos tem ambições mundiais: será comercializado, a partir do verão de 2016, na Austrália, na Turquia, nos países do Golfo, em alguns países da América Latina, na China (em finais de 2016), mas também na Rússia e, na Europa, no início de 2017. As ambições do novo Koleos são, acima de tudo, as de um modelo de conquista, procurando oferecer a imagem ideal para os mercados em que o segmento dos SUV está em pleno crescimento.

“O novo Koleos completa a renovação estilística da gama Renault, iniciada, em 2012, com o Clio. Enquanto designer, o desafio consistia em imaginar um SUV simultaneamente elegante, dinâmico e moderno. E, para tal, não procurámos atenuar os traços característicos dos SUV. Pelo contrário. Com as suas linhas atléticas, flancos musculados e distância ao solo sobrelevada, nós acentuámo-los”, refere Laurens van den Acker, diretor de Design Industrial da Renault.

Para realçar este estilo característico dos SUV, o Koleos dispõe de proteções laterais de porta, de grandes jantes (até 19 polegadas) e de barras de tejadilho em alumínio. A elevada distância ao solo (213 mm), bem como os ângulos de ataque e de saída de 19° e 26°, garantem competência em todos os tipos de piso, sobretudo, em todo-o-terreno. No interior, realce para a posição de condução 150 mm mais alta do que a do Talisman, com o qual partilha a arquitetura modular, e para o ecrã tátil até 8.7 polegadas na consola central.

O novo Koleos será comercializado a partir do verão de 2016 na Austrália, na Turquia, nos países do Golfo e em alguns países africanos e da América Latina. O lançamento na China terá lugar no último trimestre de 2016. Com chegada às concessões europeias e russas no início de 2017, o novo Koleos tornar-se-á um dos modelos Renault com maior distribuição mundial em termos de número de países.

Em termos de produção, o Koleos será montado em duas fábricas: Busan, na Coreia do Sul, para o conjunto dos mercados exceto a China, e Wuhan, para o mercado doméstico chinês. Tem por base a arquitetura modular CMF-C/D da Aliança. Esta arquitetura é comum a vários modelos incluindo o Espace, Talisman e Kadjar, para a Renault, e X-Trail/Rogue e Qashqai, para a Nissan. Quanto a motores, conte-se com uma série de blocos originários da própria Aliança Renult-Nissan: consoante os mercados, estará disponível com dois motores a gasolina e dois motores diesel, com potências entre 130 e 175 cv, associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática X-Tronic.

Também presente neste modelo estará a tecnologia All Mode 4×4-i com comando situado à esquerda do volante para optar entre os modos “2WD” (tração dianteira) ou “4WD AUTO”, que reparte o binário entre as rodas dianteiras e traseiras de forma automática. Em situações delicadas e a baixa velocidade, o modo “4WD LOCK” permite ao condutor optar por uma transmissão integral permanente. Para se adaptar às necessidades de todos os mercados, o novo Koleos também estará disponível numa versão com duas rodas motrizes.

Habitabilidade em foco

A distância entre eixos de 2710 mm, para um comprimento total de 4670 mm, pretende incrementar a habitabilidade a bordo, oferecendo ao condutor bancos dianteiros com seis vias de regulação elétrica, regulação lombar elétrica, de assento e encosto do banco aquecidos, com dois níveis de intensidade e função de ventilação integrada. Nos bancos traseiros, a marca apresenta um total de 289 mm de espaço para os joelhos, comos bancos da segunda fila a disporem de função de aquecimento com dois níveis de intensidade. Na bagageira, a Renault oferece uma volumetria modular com 624 litros de capacidade e sistema ‘Easy Break’, que permite rebater o banco traseiro 1/3-2/3 num só gesto.

No centro do design e da experiência de vida a bordo do novo Koleos está o sistema R-LINK 2, com o qual é possível controlar diversas funções do automóvel (multimédia, navegação, comunicações, rádio, ajudas à condução, etc.). O R-LINK 2 funciona como um tablet normal, com a mesma qualidade tátil, graças à tecnologia “capacitiva”: zoom com dois dedos, mudança das páginas, arrastar/largar, etc. Estão disponíveis múltiplas possibilidades de ligação para todos os ocupantes (Bluetooth para o telefone e o streaming de áudio, porta USB, tomada jack 3,5 mm, tomada 12 V e leitor de cartões SD, consoante os modelos e as versões). O R-LINK 2 também assume o comando por voz (para a navegação e o telefone) e a leitura dos e-mails.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...