Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen cancela projeto do Golf R 400

vw-golf-r-400-fullpower-4

Obrigados a cortar custos na senda da polémica relacionada com a manipulação das emissões dos motores diesel, a Volkswagen terá colocado um ponto final no projeto de desenvolvimento do Golf R 400, que chegou a estar na calha para um lançamento futuro em escala moderada.

Apresentado em formato de concept no Salão de Pequim de 2014, então com a chefia de Heinz-Jakob Neusser enquanto responsável de projeto, o Golf R 400 (referência à potência do motor 2.0 TSI) afigurava-se como uma proposta extrema para mostrar a competência dinâmica e desportiva da Volkswagen, com a sua produção em números limitados a ser sugerida como uma hipótese bastante forte.

Mas, com o despoletar da polémica relativa aos gases de NOx nos motores diesel EA 189, a marca Alemã atravessou um momento de enormes alterações, com diversas figuras de proa a serem afastadas de cargos de decisão, entre elas, Neusser. Assim, de acordo com fontes da marca ouvidas pelo site Automotive News, o projeto do Golf R 400 foi abandonado, vergado pelas implicações do caso polémico das emissões dos motores diesel.

Contudo, a Volkswagen parece não querer abandonar por completo o projeto de um Golf mais potente. Na calha, de acordo com as mesmas informações, está o desenvolvimento de um projeto mais elaborado com base no mesmo motor de dois litros com mais de 400 cv mas que estará reservado para a Audi (que continua a trabalhar no bloco) e não para a Volkswagen, enquanto o grupo reorienta a estratégia comercial da marca de Wolfsburgo.

A Automotive News adianta, ainda, que o Golf R poderá também ter continuidade em 2020 com a nova geração do compacto familiar, mas com credenciais distintas, apostando essencialmente na redução de peso, embora também possa vir a contar com ligeiro incremento nos valores de potência.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA