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Jaguar XE já utilizou mais de 50 toneladas de alumínio reciclado

JLR_REAL CAR Release Image

Chama-se ‘Realcar’ e é um projeto pioneiro de alumínio reciclado que contribui para a carroçaria com elevada percentagem de alumínio do Jaguar XE. A berlina, que comemora o seu primeiro ano completo de vendas, atinge agora um marco significativo: mais de 50 mil toneladas de sucata de alumínio recuperadas.

A Jaguar Land Rover recuperou o equivalente ao peso de 200 mil carroçarias do XE e reintroduziu no processo de produção, durante 2015/16, o alumínio reciclado, evitando assim que mais de 500 mil toneladas de equivalentes de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

Estes valores são o resultado do projeto ‘Realcar’ que envolve onze oficinas de prensagem no Reino Unido – que têm implementado um ciclo fechado destinado à separação de resíduos e sucata de alumínio, os quais são reencaminhados de volta para a produção, onde são refundidos em chapas de alumínio reciclado, que são usadas em veículos Jaguar Land Rover.JLR_REALCAR_GIF_v3_1

O projeto de investigação liderado pela Jaguar Land Rover – e parcialmente financiado pela Innovate UK -, levou também ao desenvolvimento de uma liga à base de alumínio reciclado, que permite utilizar uma percentagem mais elevada da sucata recuperada. Em 2014, o Jaguar XE tornou-se o primeiro automóvel do mundo a utilizar esta liga de alta resistência, desenvolvida pelo parceiro do projeto Novelis.

Foram investidos cerca de 9 milhões de euros nas oficinas de prensagem próprias da Jaguar Land Rover em Halewood, Castle Bromwich e Solihull com vista a instalar complexos sistemas de separação destinados a captar e a distribuir a sucata de alumínio para refundição, reduzindo os resíduos e conservando uma maior qualidade e um maior valor do material.

A recuperação do alumínio desta forma oferece enormes vantagens em termos de sustentabilidade, dado que a reciclagem de alumínio precisa de até 95% menos energia do que a produção de alumínio primário.

“A inovação está no centro de tudo o que fazemos na Jaguar Land Rover. Somos motivados pelo desejo de produzir veículos cada vez mais leves com excelência de nível mundial, mas também queremos estar na linha da frente na forma como os construímos”, afirmou Nick Rogers, Group Engineering Director.

O alumínio reciclado da classe estrutural foi, desde então, testado e introduzido nas carroçarias de alumínio de baixo peso dos novos modelos Jaguar XF e F-PACE.

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