Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Sabia que esta folha A4 pode ajudar a salvar a sua vida em acidentes?

Clipboard01Sabia que uma simples folha de papel pode ajudar a salvar a sua vida em caso de acidente de viação? Segundo dados apresentados pela Arval, companhia de mobilidade do grupo BNP Paribas, cerca de 6% dos acidentes ocorridos na Europa obrigam a uma operação de desencarceramento por parte dos bombeiros de forma a conseguirem libertar os passageiros. São momentos de vital importância e que costumam corresponder à denominada ‘hora de ouro’, ou seja, a primeira hora após o acidente e em que os traumatizados necessitam de cuidados rápidos que podem fazer a diferença em termos de lesões.

Assim, no sentido de facilitar o trabalho aos agentes que intervêm na viatura após acidente, foi criada a ‘folha de resgate’, um papel A4 de grande importância. Apesar de toda a tecnologia e segurança implementada para impedir acidentes, os mesmos continuam a existir e a causar leões severas para os ocupantes. Muitas vezes, o resgate torna-se complicado pelos destroços, dificultando a ação aos bombeiros.

A ‘folha de resgate’ procura simplificar o processo, reunindo toda a informação técnica de cada veículo: travessas, reforços estruturais, tensores de cintos ou localização das baterias (também importante no caso de ser um veículo elétrico) estão indicados naquela folha de tamanho A4, permitindo aos bombeiros que encontrem rapidamente as melhores zonas para cortar o veículo e aceder ao interior para resgatar os encarcerados.

Sítio de colocação

O protocolo estabelece que a ‘folha de resgate’ seja impressa a cores – uma vez que as cores identificam diferentes partes e áreas do veículo – e colocada na pala do Sol no lugar do condutor. Além disso, para que as equipas de bombeiros saibam que o veículo contém essa folha é necessário colocar um autocolante identificativo na parte inferior direita do para-brisas do veículo. Este gesto pode reduzir em 63% a possibilidade de complicações na remoção dos acidentados.

Muitos dos clubes ou entidades permitem aceder a estas ‘folhas de resgate’ através das suas páginas de Internet. Muitos dos clubes automóveis, como o Automóvel Club de Portugal (ACP) também oferecem os autocolantes identificativos.

Confira as ‘folhas de resgate’ aqui.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...