Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel já é uma realidade

autoeuropa

Num esforço conjunto da ACAP – Associação Automóvel de Portugal e da AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel), foi outorgada na passada sexta-feira a escritura de constituição da MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel.

Esta associação de âmbito nacional, com sede em Matosinhos e delegação em Lisboa, é constituída pelas pessoas singulares ou coletivas que desenvolvam atividades nos setores e fileiras da cadeia de valor da indústria automóvel, nomeadamente, construção automóvel, componentes de automóvel, assim como atividades conexas. Além destas, também as associações de empresas e instituições de suporte relevantes, como as entidades não empresariais do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SNI&I), outras entidades de transferência de tecnologia e representantes de organismos de Ensino Superior e de Formação Profissional fazem parte deste novo cluster.

A MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel, é uma plataforma aberta de apoio à dinâmica de ‘clusterização’ das indústrias do setor automóvel, reforçando a articulação de atores e iniciativas para a promoção de uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização.

Na apresentação dos seus propósitos, a associação pretende dar seguimento a uma série de objetivos, como o estabelecimento e gestão de uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do setor automóvel. O objetivo é tornar-se reconhecida institucionalmente como um cluster económico de competitividade e interesse nacional. Pretende-se, ainda, que seja potenciada a competitividade internacional das indústrias portuguesas do sector automóvel, suas associadas.

Outros objetivos desta recém-criada associação passam pela contribuição para que Portugal seja uma referência na investigação, inovação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da industria do setor automóvel, competindo, nestes domínios, à associação coordenar, gerir, executar, promover e divulgar ações que visem reforçar a articulação de atores e iniciativas, promovendo parcerias e dinâmicas de ‘clusterização’ sustentáveis e valorização empresarial nos sectores e fileiras da industria automóvel, desenvolver as cadeias de valor dos construtores e fornecedores em Portugal e nos mercados de proximidade e desenvolver estratégias globais de fornecimento da indústria de componentes e seus clientes.

Com a criação deste cluster da Indústria Automóvel, pretende-se reforçar a competitividade de um setor fundamental da Economia e promover o aumento das exportações do País.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA