Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota chega aos 10 milhões de veículos produzidos na Europa

10_millones_toyota_europa_2

A Toyota acabou de produzir o seu veículo número 10 milhões na Europa, mercê as suas seis fábricas de veículos e três de motores espalhadas por sete países diferentes: França, Polónia, Portugal (Ovar), Reino Unido, República Checa, Rússia e Turquia.

Atualmente, a produção europeia da Toyota inclui o Auris, o Auris Touring Sports, o Yaris – e as suas variantes híbridas -, o Avensis, o Camry, o Corolla e o Verso, além de três motores a gasolina, três diesel e dois tipos de transmissão.

Dois modelos serão adicionados à fabricação da marca na Europa: o RAV4, na Rússia, em agosto, e o C-HR, na Turquia, no final do ano.

Uma análise mais detalhada aos números permitem afirmar que cerca de três em cada quatro veículos vendidos pela Toyota na Europa são fabricados no Velho Continente. Juntas, as nove unidades de produção geridas pela marca excederam a barreira mítica dos 10 milhões de veículos produzidos no dia 14 de abril, informou agora a empresa em comunicado.

Portugal pioneiro

O primeiro veículo construído na Europa pela Toyota foi o Toyota Corolla – o veículo mais vendido do mundo – e tudo começou em 1971 numa pequena fábrica de componentes gerida pela Salvador Caetano em Ovar.

Ainda a operar a bom ritmo, a fábrica em Ovar fabrica atualmente o Land Cruiser 70 para exportação para a África do Sul.

10_millones_toyota_europa_3

A escala de produção em série da Toyota começou no Reino Unido em 1992: primeiro com a abertura de uma fábrica de motores em Deeside (País de Gales) e três meses depois com a fábrica Burnaston, Derbyshire (Inglaterra) que fabricou o Carina E.

E foi este mesmo Carina E que esteve em exposição na sede europeia da empresa em Bruxelas, numa cerimónia de celebração que juntou alguns trabalhadores das várias fábricas europeias. A dividir as honras no palco esteve o novo C-HR.

“A alma da Toyota está na fabricação, e os milhares dos nossos funcionários europeus estão muito orgulhosos por termos atingido as 10 milhões de unidades produzidas na Europa”, afirmou Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME).

Além do número crescente de automóveis fabricados localmente, a Europa tem vindo a ganhar cada vez maior autonomia e influência dentro da Toyota à escala mundial, com o design dos veículos a serem muitas vezes adaptados aos gostos dos clientes europeus, especialmente os mais vendidos.

As últimas versões do Yaris, Auris e Avensis foram projetadas na Toyota Europa Design e Desenvolvimento (ED2) sediada em França, e desenvolvidas no Technical Center, na Bélgica.

10_millones_toyota_europa_1

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...