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Nissan descobre fórmula científica para calcular entusiasmo pelo futebol

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Com os finalistas da Liga dos Campeões da UEFA a serem conhecidos esta semana – Real Madrid e Atlético de Madrid -, a Nissan, a marca patrocinadora do evento, revelou a fórmula científica para calcular o entusiasmo dos adeptos pelo futebol.

Em parceria com especialistas em ciência desportiva da Universidade de Loughborough, a Nissan realizou “experiências de entusiasmo” ao vivo com grupos de adeptos de futebol nas bancadas durante seis jogos da Liga dos Campeões.

Os adeptos foram equipados com vestuário tecnológico para monitorizar e recolher um vasto número de dados, incluindo o ritmo cardíaco, frequência respiratória e atividade eletrodérmica, de modo a medir os efeitos nesses adeptos do entusiasmo em cada momento dos jogos.

A Universidade de Loughborough combinou estes dados com as estatísticas oficiais da Opta sobre os jogos com vista a desenvolver a fórmula que está na base do Índice de Entusiasmo Nissan.

“O entusiasmo está no centro de tudo o que fazemos na Nissan”, afirmou Jean-Pierre Diernaz, Vice-presidente de Marketing da Nissan Europa. “O nosso icónico super automóvel GT-R e o patrocínio da emocionante Liga dos Campeões da UEFA são apenas dois exemplos da forma como nos esforçamos para levar a Inovação e o Entusiasmo a todos os nossos Clientes e públicos em geral”.

A fórmula desenvolvida para o futebol mede todos os elementos-chave que tornam um jogo entusiasmante, incluindo por exemplo o número de golos marcados, os minutos a que acontecem esses golos e os cartões mostrados.

Assim, a fórmula científica para um jogo de futebol entusiasmante é a seguinte:

formula nissanem que:

Vermelho = equipa a jogar em casa | Azul = equipa a jogar fora
G = Golos marcados
Y = Cartões amarelos
R = Cartões vermelhos
S = Presença dos melhores jogadores
C = Capacidade do estádio
MA = Público
TG = Minutos dos golos
R = Ranking de equipas da UEFA
H = Equipa da casa
A = Equipa visitante

Conclusões

De acordo com a pesquisa levada a cabo pela Nissan, para além dos golos, o que faz acelerar os corações dos adeptos durante um jogo são os momentos de posse de bola pelos jogadores mais famosos ou quando estes marcam um golo.

Os dados demonstraram também que o ritmo cardíaco médio dos participantes atingiu o valor máximo de 122 bpm durante os momentos mais emocionantes do jogo, o que pode ser comparado com os ritmos cardíacos máximos, determinados em estudos científicos, de casais durante as relações sexuais.

Estes dados foram obtidos aquando de um inquérito* recente da Nissan, que demonstrou que os adeptos admitem considerar o futebol mais excitante do que ter relações sexuais ou estar com os respetivos parceiros.

O valor mais elevado do batimento cardíaco registado foi de 154 bpm, quando o Paris Saint Germain marcou em casa contra o Chelsea.

O estudo evidenciou também um aumento súbito do entusiasmo quando um cartão amarelo era mostrado a um jogador da equipa da casa, provocando, em alguns casos, um aumento do ritmo cardíaco superior a 30 bpm em comparação com o mesmo cartão mostrado aos adversários.

“A equipa da Universidade dedicou os últimos anos ao desenvolvimento de uma especialização científica, líder a nível mundial, em aplicações de tecnologias digitais/vestuário tecnológico na saúde e no desempenho humano. Com a Nissan, temos a oportunidade de aplicar estas inovadoras tecnologias de medição ou deteção na esfera do entretenimento desportivo”, comenteu o Dr. Dale Esliger, da Universidade de Loughborough.

“Ao passo que anteriormente avaliávamos subjetivamente o entusiasmo provocado por um jogo de futebol utilizando o nosso ‘instinto’, agora podemos utilizar esta metodologia para quantificar de forma objetiva o entusiasmo dos adeptos, segundo a segundo, durante todo o jogo. A combinação de todos os dados deste inovador processo permitiu a criação do Índice de Entusiasmo Nissan, que pode agora ser utilizado para classificar os melhores jogos de futebol da Liga dos Campeões da UEFA’, continuou.

O Dr. Esliger concluiu afirmando que “no futuro, este tipo de estudo poderá também ser alargado a outras áreas do entusiasmo, como por exemplo as respostas físicas resultantes da condução de um super-automóvel, como o Nissan GT-R”

Durante a Final da Liga dos Campeões da UEFA desta época, em Milão, a Nissan está a preparar uma inovadora experiência para os adeptos de futebol, permitindo-lhes experimentar a emoção de conduzir o novo Nissan GT-R de 2017 nas ruas de Milão, terminando no emblemático estádio de San Siro, através de uma experiência de realidade virtual em parceria com outro patrocinador oficial, a Sony PlayStation.

* Inquérito realizado a 5.000 pessoas na Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido pela Norstat Ltd., para a Nissan, em fevereiro de 2016.

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