Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Marão: Maior túnel da Península Ibérica é inaugurado sábado

tunel_do_marao crédito IP

José Sócrates vai estar sábado ao lado de António Costa na cerimónia de inauguração da autoestrada do Marão – Túnel do Marão, considerado o maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

O convite ao antigo primeiro-ministro socialista advém do facto de ter sido durante a sua governação, em 2008, que foram iniciadas as obras. Pedro Passos Coelho, outro ex-chefe de governo, também foi convidado, mas recusou o convite alegando ter outros compromissos.

A festa de inauguração realiza-se sábado à tarde, com a comitiva a entrar no túnel pelo lado de Amarante e os discursos a terem lugar do lado de Vila Real. Durante a manhã realiza-se uma caminhada solidária e ainda um passeio de carros antigos – organizado pelas câmaras de Vila Real e de Amarante.

O Túnel do Marão, que abre ao trânsito à meia-noite de dia 7 para 8 de maio (de sábado para domingo) e permitirá  atravessar o Marão em 20 minutos, é considerado o maior da Península Ibérica com os seus 5,6 quilómetros de comprimento.

Números e preços

A nova autoestrada, que vai de Vila Real a Amarante, apresenta-se como alternativa ao Itinerário Principal 4 (IP4), palco de muitos e graves acidentes.

Com quase 30 quilómetros, a nova autoestrada inclui um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros e 12 viadutos, o maior dos quais com 913 metros de extensão e 120 metros de altura, ao longo do qual foram ainda construídas cinco passagens de fauna e plantadas cerca de 700 árvores.

O empreendimento possui três nós de ligação, sendo que o pórtico de cobrança de portagens está instalado perto do nó da Campeã, no concelho de Vila Real.

Percorrer o túnel, em situação normal de circulação, demora cerca de quatro minutos e vai custar 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

Os descontos praticados nas ex SCUT serão também aqui aplicados, nomeadamente para os veículos de mercadorias: 10% no período diurno, 25 % no período nocturno, fins de semana e feriados. Já os motociclos terão um desconto de 30% (com utilização de dispositivo electrónico).

Avanços e recuos

A auto-estrada do Marão, que liga Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada, mas a obra acabou por arrancar apenas um ano depois, em 2009.

Na altura, o primeiro-ministro salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica” que “marcará um antes e um depois”.

Em 2011, já após a tomada de posse de Passos Coelho como chefe do Governo, os trabalhos na auto-estrada pararam em toda a extensão.

Dois anos depois, contudo, o Executivo PSD/CDS resgatou a obra, tendo a Infraestruturas de Portugal, concluído os trabalhos que tiveram um investimento global de 270 milhões de euros – segundo a própria, citada pela Lusa – dos quais 89 milhões de euros de financiamento comunitário. Cerca de 17 milhões de euros terão sido reservados apenas para os equipamentos de segurança.

(Os números relativos à obra podem ser consultados aqui, página da Infraestruturas de Portugal)

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...