Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford investe 182 milhões de dólares em companhia de software

Ford Invests 182.2m in Pivotal to Accelerate Cloud-Based Software Development

A Ford anunciou um investimento de 182.2 milhões de dólares numa empresa especializada em software com base na ‘nuvem’, a Pivotal, localizada em São Francisco, e que tem por objetivo melhorar as  capacidades desta no desenvolvimento de soluções tecnológicas e acelerar a introdução das mesmas no mercado.

Esse investimento levado a cabo pela Ford na Pivotal irá ajudar a marca de Detroit a fazer a transição para uma empresa de automóveis e de mobilidade, algo na qual tem apostado ao longo dos últimos anos. Este posicionamento da marca surge em oposição àquela evidenciada por exemplo pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com o presidente desta última, Sergio Marchionne, a referir recentemente que não faz parte do seu objetivo tornar a companhia ítalo-americana numa especialista em soluções de mobilidade.

Contudo, esse não parece ser uma questão problemática para a Ford, que continua a investir noutras áreas que não aquela em que tem granjeado notoriedade – a dos automóveis. A marca garante que não irá deixar de apostar no desenvolvimento e produção de veículos automóveis, mas este mesmo propósito surge em linha com a estratégia agressiva de serviços de mobilidade levada a cabo pela Ford e que tem já no Ford Smart Mobility um programa em expansão com o objetivo de se tornar num plano de referência em termos de conectividade, mobilidade urbana, condução autónoma, serviço ao cliente e análise de dados.

Expandir o nosso negócio para ser uma companhia de automóveis e de mobilidade requer software de ponta para oferecer experiências impressionantes aos nossos clientes”, referiu o CEO e presidente da Ford, Mark Fields, para quem o investimento na Pivotal irá ajudar a “fortalecer a nossa capacidade de oferecer essas experiências aos clientes à velocidade de Silicon Valley, incluindo a expansão contínua do FordPass – a nossa plataforma de mobilidade pessoal, digital e física”.

Esta solução – o FordPass – foi aliás a primeira resultante da parceria com a Pivotal, tendo sido lançada no mês passado, possibilitando a oferta de novos serviços como o acesso remoto aos veículos através de uma aplicação de smartphone ou soluções de mobilidade como as de estacionamento ou partilha de veículos.

A vertente tecnológica ganha cada vez mais peso na indústria automóvel, como demonstra o novo F-150, modelo que conta com mais de 150 milhões de linhas de código eletrónico, batendo amplamente os 12 milhões apresentados por exemplo pelo sistema operativo de um smartphone comum. A Ford e a Pivotal pretendem abrir novos laboratórios de pesquisa em pontos estratégicos da Europa e dos Estados Unidos da América (EUA), nos quais irão trabalhar em conjunto peritos em software e engenheiros.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...